Qual a rede social devo usar no meu negócio?

  
  Redes sociais são poderosas ferramentas de marketing. Elas apresentam uma maneira direta e bem direcionada de comunicação com seu público alvo. E de forma geral elas exigem menos gastos que as técnicas tradicionais consideradas no marketing digital.

   Entretanto, ter tempo para trabalhar as redes sociais em meio a tantas tarefas do dia a dia de um empreendedor passa a ser um desafio. Escolher a ou as redes sociais mais adequadas ao seu negócio vai reduzir o tempo necessário para divulgação e focar naquelas redes com maior proximidade ao seu negócio.

 Pensando em ajudar o empresário a decidir em qual rede focar montamos esse breve resumo das 4 principais redes em número de usuário no Brasil. Sabemos que a quantidade e variedade de redes atualmente é enorme, mas para efeito didática vamos nos concentrar nas 4 grandes abaixo:
Facebook
  Dispensa comentários. 1 entre cada 3 brasileiros conectados à internet tem uma conta no Facebook. Serve para divulgar sua marca, distribuir conteúdo relevante para o seu público alvo e interagir com os fans da marca.
Muito indicado para empresas que sempre tem novidades em seu portifolio e que tem como foco um público jovem. Lembre-se, é preciso criar um cronograma definindo o que vai ser publicado, com qual periodicidade e por quem. Nada frusta mais os internautas que uma página de fans que não é atualizada constantemente.
Twitter
Sua força maior esta nos 140 caracteres que disponibiliza para informações. Isso meio que força as empresas as serem diretas e objetivas. Seu público alvo já é mais maduro e costuma ser muito bem informado. Use essa rede de microblogging para manter o mercado informado e para mensagens e ofertas diretas. Também funciona muito bem para fazer call-to-action para páginas no website da empresa ou mesmo para posts no Facebook. Algumas empresas estão utilizando o Twitter como uma ferramenta de SAC 2.0, para comunicação direta com seus atuais clientes. É preciso nesse caso de disponibilizar um profissional full time para atendimento. Além disso, esse profissional deve ter autonomia suficiente para resolver a maior parte das dúvidas e problemas apontados pelos internautas.
Linkedin
  Uma rede usada basicamente para fins profissionais. Conecta empresas diferentes e também empregadores e potenciais empregados. Muito boa para networking profissional.
   É formada basicamente por um público mais velho e com alto nível cultural. Muito indicada para empresas que prestam serviços de consultoria e assessoria. 
Pinterest
   Rede de compartilhamento de conteúdo visual. 85% do público de assinantes formado por mulheres, segundo informações da própria companhia. 
    Uma rede social em que empresas ligadas a moda e também ao turismo podem explorar bastante. Aprenda o jargão básico do Pinterest para criar uma presença marcante na rede. 
     Compartilhe conteúdo que faça sentido para as suas seguidoras linkando-as diretamente à sua página de vendas em seu site. Cuidado para não postar somente conteúdo com fins promocionais para não cansar seu usuário final.
  Existem centenas de redes sociais, cada uma tem suas potencialidades. Analise o seu ramo de negócio e vincule-se aquela que faz mais sentido para o seu mercado. Não adianta nada dispersar esforços em 20 redes diferentes. Lembre-se, redes sociais são feitas para que exista uma diálogo. Não é possível sustentar um diálogo em muitas redes ao mesmo tempo, ao não ser que você tenha uma equipe dedicada para isso, o que não costuma ser comum em empresas de pequeno e médio porte.
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