Como fazer marketing digital na pequena empresa

 

Se você tem uma pequena empresa já sabe: é preciso sempre fazer mais com menos. Essa premissa básica inclui as ações de marketing. Cada real investido nessa área precisa necessariamente retornar em forma de benefícios para a empresa já que a chance de errar é muito mais grave que nas grandes empresas.

  Diante desse cenário o marketing digital se apresenta como uma nova opção de divulgar a empresa e gerar novas oportunidades de negócio.

   Acontece que tudo que é novo gera certo medo e desconfiança. A falta de informação de qualidade contribui para que os pequenos empresários muitas vezes se afastem das ferramentas digitais, pois acreditam que elas são complicadas ou mesmo que não vão funcionar para o seu negócio.

   Tudo começa com uma mudança da percepção de como os consumidores procuram por produtos e serviços atualmente. Vamos voltar 20 anos no tempo e veremos que nessa época nem mesmo os telefones celulares existiam no país, sendo a televisão a grande mídia de massa seguida por rádio e jornal. Agora avancemos os mesmos 20 anos e nos deteremos no momento presente. Além dos canais tradicionais de mídia já explicados acima, encontraremos outros canais de divulgação: Sites, lojas virtuais, blogs, email, sms, banners digitais, rádio online, canais de vídeo como o Youtube, Slideshare, Pinterest, Instagram e por ai vai.

    Logicamente que para o pequeno empresário acostumado a distribuir panfletos no sinal de trânsito ou pagar uma assinatura em um jornal mensal do bairro, entender e aproveitar o potencial dessas novas ferramentas fica bem complicado. Nessas horas é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada em marketing digital.

   Na prática quem tem mais a ganhar com essas ferramentas são os pequenos empresários. Vamos voltar um pouco na questão do comportamento do consumidor. Hoje, sabe-se que existem mais de 100 milhões de brasileiros conectados à internet e que esse pessoal esta avidamente horas a fio por dia na internet pesquisando por informações, se relacionando e logicamente consumindo. Se sua empresa não esta presente nesse tipo de mídia ela esta literalmente fora do jogo. Simples e duro assim!

   O consumidor não vai mais sair a pé, de carro ou ônibus procurando o distribuidor de material de construção, a oficina mecânica para levar seu carro ou mesmo o restaurante onde vai almoçar com a família. Na era da internet em que vivemos ele faz tudo isso sentado na frente do seu computador, ou melhor ainda, caminhando pela rua navegando em seu celular com acesso à internet. De fato, 70% do esforço de compra hoje é realizado pelo consumidor.

   Cabe a sua pequena empresa entender esse contexto e se estruturar para ser encontrável. Essa é a questão. Não mais sair gastando dinheiro com mídias ou formatos de divulgação onde você tentar convencer uma massa heterogênea a comprar de você. Não, o caminho agora é deixar quem precisa realmente do seu produto ou serviço, encontra-ló. Por isso é tão importante ter um site, uma presença online.

   Concluindo podemos dizer que o marketing digital quando bem entendido e bem trabalho é sem dúvida nenhuma a melhor ferramenta de geração de novas oportunidades de negócio para o pequeno empresário. Nosso conselho é que você entre sem medo nesse novo mundo, estude, aprenda e tome proveito desse manancial de oportunidades que o marketing digital trará para sua empresa.

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