Como divulgar sua loja virtual

 

 Dentro do planejamento de criação de uma loja virtual deve haver uma capitulo inteiro sobre como será realizada a divulgação da loja. De fato, o assunto é tao importante e amplo que mereceria um livro sobre o tema.

  Preve-se que no prazo dos dois primeiros anos da criação de um e-commerce, cerca de 70% seja investido na divulgação da loja. Quer dizer, é preciso reservar uma verba para ajudar o negócio a ficar conhecido. Mas onde investir essa verba?

  Bem, a boa notícia é que existem muito meios para se divulgar uma empresa. E a má notícia é que essa diversidade de meios torna a vida do gestor/empresário bem confusa. Para dar uma força no entendimento das possibilidades vamos falar de três possibilidades, entre tantas, que acreditamos serem, de uma forma geral, universalmente aplicáveis.

 1 - Links patrocinados

   Links patrocinados são uma forma direta de obter mais visibilidade e de gerar maiores oportunidades de negócio em um espaço de tempo curto. Eu sei, custa dinheiro e também sei que existe muita controversa nesse assunto. Não estamos incentivando de jeito nenhum o investimento seja em links patrocinados do Google, Facebook ou qualquer outra mídia que faça sentido para sua empresa, sem uma  clara e antecipada definição de indicadores de performance. É preciso saber a hora de parar com o investimento em propaganda paga nas mídias sociais, senão sua empresa ficará dependente desse meio para obter novos clientes e ai não vai haver dinheiro que chegue. Entendido o recado de que deve haver critério e planejamento prévio, somos sim, favoráveis ao investimento em links patrocinados para alavancagem rápida da sua loja virtual.

2 - SEO

   Esse é um trabalho técnico que precisa ser feito por uma empresa com bom embasamento técnico e com constância de propósito. Mas melhorar a encontrabilidade do seu site através da otimização vai posicionar seu site de forma mais favorável nos mecanismos de busca e um bom posicionamento nesses mecanismos de busca para palavras-chave do seu segmento se traduzem em mais visitas no site, que tendem, veja bem, tendem a gerar mais conversões. Investir em SEO é um trabalho que deve ser feito por sua empresa desde o momento da concepção da loja, já no projeto e se estender por todo o ciclo de vida da mesma.

3 - Redes sociais

   Hoje em dia existe praticamente uma ou duas redes sociais para cada tipo de segmento de mercado. Afinal, é da natureza do ser humano compartilhar e se relacionar. Quando bem entendidas e utilizadas as redes sociais são ferramentas poderosas para trazer visibilidade para o seu negócio. Não espere em um primeiro momento muitas conversões. O foco aqui deve ser de relacionamento e vendas indiretas, mas principalmente de fortalecimento da imagem da sua empresa e da fidelização dos clientes.

Enfim, provavelmente você já deve ter visto essas dicas em outros artigos por ai na internet. A questão aqui é saber como aplicar essas ferramentas a favor da sua empresa. Para mergulhar um pouco mais sugiro a compra de livros especializados, participação em cursos e eventos. Ou seja, prepara-se e se ainda assim precisar procure uma agência especializada.