Talvez por desconhecimento, muitos empresários ainda não abriram os olhos para o potencial do marketing digital. É bom que se diga logo, marketing digital é marketing e ponto final. O que muda são os canais pelos canais as mensagens da empresa são levadas até o seu público consumidor.
Pensando em esclarecer a visão daqueles que ainda não se sentem seguros em investir no marketing digital, passamos 3 razões pelas quais sua empresa deveria investir em marketing digital:
1 - Marketing digital é democrático
Provavelmente não existe um meio de comunicação mais democrático no sentido financeiro da palavra do que marketing digital. De fato, com orçamentos baixíssimos e até mesmo de forma gratuita é possível que as empresas utilizem as mídias digitais para atingir seu público alvo. É certo que algumas ferramentas digitais exigem investimento em dinheiro como o Facebook Ads e o marketing via email. Por outro lado, existem ferramentas que exigem apenas dedicação, foco e talento, condições esta que a maioria das empresas existentes no mercado possuem em maior ou menor grau. Ferramentas como Youtube e Blogs não custam nada mais além do tempo e dedicação do empresario ou da sua equipe. E diga-se de passagem os exemplos dados são de ferramentas que trazem resultados espetaculares para quem investe nelas, desde que feito com conhecimento e entendimento do que se esta fazendo.
2 - Medir, medir e medir
Se existe uma vantagem real das ferramentas do marketing digital é sua alta capacidade inerente de medição. Desde uma campanha de link patrocinado até a criação de uma Squeeze Page para captura de potenciais leads, o marketing digital permite analisar com precisão cirúrgica qual o custo de aquisição de cada cliente, de cada conversão. Por sua natureza digital as ferramentas utilizadas no marketing digital possuem embutidas várias características que as tornam única na hora de saber quanto cada ferramenta esta contribuindo efetivamente para a captura de clientes. Todos nós sabemos que mídias como rádio, jornais e até a própria televisão dão muita visibilidade para as empresas mas são tradicionalmente pobres em relação a capacidade de medição de resultados.
3 - Estar a frente da concorrência
Já diz um ditado que "quem não é visto não é lembrado". Hoje a concorrência é muito grande e o mercado apresenta nuances muito sutis em relação ao comportamento do consumidor. Se seu mercado é tradicional na forma de se comunicar com o seu público alvo, sairá na frente quem inovar também na comunicação. Estar a frente da concorrência em termos de divulgação pode representar um diferencial, ainda que temporário para garantir a permanência da empresa no mercado.
Enfim, marketing digital é muito mais que ferramenta. Marketing digital é uma forma de organizar a sua interação com seu mercado e público alvo de forma a capitalizar o que a internet tem de melhor.