Otimize seu site, seja encontrado e venda mais


É fato que o consumidor moderno mudou sua forma de buscar produtos e serviços. Com quase 70% das pessoas no Brasil conectadas de alguma forma na internet, é através desse canal que a grande maioria das pessoas procura soluções para seus problemas.

Diante desse cenário, estar bem posicionado nos resultados das buscas de programas como o Google e Yahoo é fundamental.

O primeiro passo é entender corretamente qual é o seu portfólio de produtos e serviços. Depois é preciso saber como os consumidores estão procurando por produtos e serviços que sua empresa vende. Esse tipo de informação pode ser obtido através de várias ferramentas, inclusive algumas gratuitas.

É bom que se diga que um bom trabalho de otimização passa pela escolha de algumas palavras-chave, mas que dificilmente será possível posicionar-se bem em todas as palavras-chave relevantes para o seu negócio.

O próximo passo é escolher entre 3 e 5 palavras-chave que deverão ser trabalhadas no seu site para aumentar a visibilidade do mesmo.

As palavras-chave escolhidas deverão ser cuidadosamente inseridas em partes importantes do seu site: Título, descrição da página, metatags e no corpo do texto. A redação de texto para leitura pelos motores de busca é importante, mas nunca deve sobrepujar o interesse maior que é o de informar o consumidor final. Ou seja, a preferência sempre deve ser dada ao leitor humano e não aos motores de busca. Felizmente, com criatividade e técnica é possível criar textos que satisfaçam aos dois objetivos.

Não falaremos aqui nesse breve artigo do trabalho de construção de links externos ao seu site, o chamado link building. Por ora é importante frisar que um trabalho de link building fará com que seu site ganhe relevância dentro da internet e essa relevância posicionará melhor seu site nos resultados das buscas. Entretanto, fica um alerta: nâo busque criar links a qualquer preço, pois pode ser um tiro no próprio pé.

A otimização do site passa também pela questão do carregamento do site, que deve o mais rápido possível. As pessoas na internet não tem muita paciência e um site que tenha muitas imagens pesadas e que demoram a ser carregados podem ser preteridos pelos consumidores que vão abandona-ló. E assim suas vendas diminuem.

Concluindo queria frisar que a criação de conteúdo de qualidade é a melhor forma de trazer trafego qualificado para seu site. A parte mais técnica da otimização deve ser deixada a carga de uma empresa de desenvolvimento de sites, pois são muitos os detalhes técnicos a serem revisados.

Sr. Site