O Google é uma unanimidade no Brasil e no mundo. Especificamente no Brasil ele é reponsável por 9 em cada 10 buscas realizadas. Bing e Yahoo ficaram para trás e o Google se tornou o rei das buscas.
Muitas empresas já perceberam o potencial da ferramenta para geração de negócios e passam a investir pesado na otimiação dos seus sites ou em publicidade paga no Google.
Por trás desse cenário existe uma causa maior: A profunda transformação no perfil do consumidor moderno.
A internet já esta presente na vida de mais de cem milhões de brasileiros. Seja em casa, no trabalho, na escola ou em Lan Houses, o brasileiro esta acessando a internet. E como esta. Alguns dados de institutos internacionais mostram que o brasileiro que tem acesso à internet esta entre os três principais povos do mundo em tempo de acesso médio mensal à internet.
Aliada a mudança de comportamento do consumidor o país passou a ofertar internet de banda larga, que ainda que tenha qualidade discutível, tonrou-se quase universal. Hoje em dia é comum ver as pessoas acessando a internet nos ônibus, metrôs, carros, casas e restaurantes, com uma naturalidade muito grande.
As empresas mais antenadas já perceberam todo esse movimento e começaram a estudar e entender as ferramentas da internet para estarem presentes no radar dos seus consumidores quando estes estiverem conectados e em busca de produtos e serviços.
Mas como uma empresa, especialmente a de pequeno porte, pode aproveitar todo o potencial da internet para gerar mais oportunidades de negócio. A resposta poderia se estender por vários artigos, mas digamos que tudo passa por um bom plano de marketing digital.
Esse plano de marketing digital vai envolver desde o estudo da empresa, suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades até o completo entendimento do seu mercado, concorrentes e do seu consumidor.
Até aqui nada de novo, mas uma nova peça vai ser utilizada para maximizar esse planejamento: a Internet.
Como cada empresa é única, seria temerário passar aqui uma receita de bolo tentando unificar em poucas linhas tudo o que é possível fazer com o marketing digital. Então pretendo focar no Google.
O Google como vimos é o expoente maior de toda uma sequência encadeada de eventos que parte do consumidor e retorna para ele. Creio mesmo que praticamente todas as empresas tem possibilidade de atingir seus potenciais compradores utilizando as duas estratégias abaixo:
SEO - Conjunto de técnicas aplicadas a um site para que esse obtenha um melhor desempenho e se torne mais bem posicionado nos resultados do Google a médio e longo prazos. Exige esforço, boa assistência técnica e continuidade para que os resulados sejam alcançados.
Google Adwords - A forma paga de propaganda do Google. Basicamente o que o Adwords faz é criar um ponto de encontro comum entre a oferta e a demanda. O Adwords é uma ferramenta extremamente poderosa. Ele é constantemente subestimado por usuários que acreditam que "entendem" de internet e que basta configurar uma nova campanha, criar alguns anúncios e esperar o telefone tocar. Ledo engano. Para que uma campanha de Adwords tenha real efetividade é necessário o envolvimento de um corpo de conhecimentos que dificilmente será encontrado em uma só pessoa: comportamento do consumidor, publicidade e propaganda, usabilidades, tecnologia da informação, etc.
Concluíndo podemos dizer que sua empresa deve utilizar o Google para ganhar visibilidade e gerar novas oportunidades de negócio. Entretanto, é bom se apressar pois seu concorrente pode estar na sua frente.
Sr. Site