Agora somente marketing digital?

 


Tenho encontrado alguns empresários extremamente animados com os resultados de suas campanhas de Adwords e isso é muito bom. Acontece que o entusiasmo as vezes passa do razoável e acaba beirando o irracional.

  Alguns me dizem que nunca mais vão mandar imprimir um só panfleto e que toda a sua divulgação vai ser online. Isso pode fazer muito sentido, dependendo do tipo de negócio, mas atenção, em termos de propaganda e publicidade é bom seguir a máxima que dizer que "nunca coloque todos os ovos em um só cesta".

 O marketing digital esta ai e o seu potencial é inegável.De fato, são poucas as empresas que talvez não consigam obter um bom resultado utilizando suas ferramentas. Entretanto, é um erro acreditar que fazer  marketing digital e marketing offline são ações mutuamente excludentes. Não são.

 É preciso prática e métricas para se estabelecer o que é melhor para cada empresa. Para algumas delas pode ser que anunciar no jornal do bairro faça muito sentido e para outras talvez o que traga mais resultados seja montar uma campanha de email marketing.

 A discussão pode ser longa, mas o que quero deixar claro aqui é que não podemos ser "xiitas" e eliminar do nosso plano de comunicação e marketing todas aquelas peças que não são digitais. No fundo, não existe marketing digital, o que exite é marketing. O online ou offline diz respeito aos tipos de canais que são usados para levar a mensagem da empresa até seu público consumidor.

Então, talvez esteja na hora de você rever seus conceitos e desconcentrar seus investimentos em propaganda da sua empresa.