É claro que sim! Essa é a resposta mais comum dita pelos pequenos empresários que nos procuram no nosso serviço de consultoria em marketing digital. Mas será que você precisa de "qualquer" trafego ou de trafego qualificado?
Explicando melhor: Imagine que você tem uma loja de departamentos, a maior da sua cidade no interior de Goias, uma cidade que tem, digamos, 50 mil habitantes. Interessa a você que todos os adultos da sua cidade (digamos 28.000 pessoas) entrem diariamente na sua loja e não comprem nada, ou apenas aqueles 5% da população adulta (mantendo o exemplo 700 pessoas) entrem semanalmente na sua loja e façam uma compra relevante? Novamente as respostas são inflamadas e sempre acompanhadas da indagação: Obvio não?
Bem, se é tão obvio assim, por que será que tantas empresas tentam atrair a atenção para o seu site sem o menor critério? Alguns dirão que é porque o Google adora um site movimentado e com isso ele ficará bem colocado nos seus rankings de busca. Pode ser verdade mas novamente eu pergunto: Você quer uma casa cheia de clientes que não compram ou prefere somente os que são reais compradores?
O fato é que as estratégias de marketing aplicadas pelas agências para as pequenas empresas visam quase sempre aumentar o trafego no site e não gerar trafego qualificado. Sejamos francos, para qualquer empresa que queira sobreviver o que importa são os clientes que compram e que voltam de tempos em tempos para comprar.
Não é objetivo desse artigo discutir filosoficamente que uma empresa é mais que a venda..etc, etc, etc. Mas vejam bem, com vendas todos os problemas se resolvem.
É preciso antes de usar qualquer ferramenta de marketing, seja ela digital ou não, estabelecer metas, criar planos de execução e acompanhar permanentemente a execução para fazer as devidas correções de rotas.
Então querido empresário, cuidado com o que você deseja, pois trazer trafego para o site é relativamente fácil mas trazer clientes reais é um "pouquinho" mais difícil.
Sr. Site