Qual a rede social ideal para minha empresa


No nosso trabalho de consultoria de marketing digital ouço sempre a pergunta: Qual a melhor rede social para a minha empresa? Bem, a resposta não é tão simples. Mas indo do final para trás podemos afirmar com certeza absoluta de que você não deve criar um perfil em todas as redes sociais.

Parece bobagem, mas o erro mais comum dos empresários, especialmente dos pequenos é de não ter um foco, ou seja, pelo fato de abrir uma conta em uma rede social ser grátis, muitos acreditam que deveriam ter uma conta em todos: Facebook, Twitter, Orkut, Linkedin, etc, etc.

Para começo de conversa, antes de escolher uma rede social, você deveria olhar para dentro da sua empresa: Qual o meu produto ou serviço? Quem consome meus produtos? Qual a faixa etária? E o nível educacional? 

Sabendo as respostas as perguntas acima fica bem mais fácil descobrir qual a melhor rede social para sua empresa. Pode ser que você chegue a conclusão de que talvez não deva estar...em nenhuma delas. É verdade. Nem todas as empresas podem aproveitar o poder das redes sociais. Apesar da criatividade das agências de marketing que dizem exatamente o contrário, o fato é que nem toda empresa terá um bom proveito nas redes sociais.

Um outro ponto importante que gostaria de chamar a atenção é em relação ao conteúdo. Já cansei de ver pequenos empresários postando em suas páginas empresariais no Facebook, para ficar em um exemplo, piadas, comentários sobre política e religião. Vejam bem, uma coisa é participar de uma rede social como uma pessoa física e outra é ter uma perfil empresário. Dessa última espera-se no minimo profissionalismo. Não quer dizer que você deve adotar um tom sombrio. Não, o tom que dita sempre será o cliente. Se você vende para a Classe A, Jovens e adultos com menos de 30 anos a linguagem deve ser informal mas não coloquial. Perceba, uma conta em uma rede social é a extensão da imagem da sua empresa na internet.

Dito tudo isso acima, deixo claro que investir em relacionamento em redes sociais é uma excelente ferramenta de marketing, porém, é preciso entender o conceito e aliar uma boa prática. Se você tem dúvidas procure uma agência de marketing digital especializada.

Sr. Site