Liquidações são uma excelente forma de fazer seu estoque girar mais rápido e também de manter o caixa da empresa saudável com um bom capital de giro.
Donos de loja virtuais devem ter, entretanto, muito cuidado ao elaborar suas promoções e liquidações. Infelizmente, nos últimos anos o número de reclamações contra produtos ofertados em lojas virtuais tem crescido bastante perante a justiça brasileira.
É preciso que o empreendedor online tome alguns cuidados para fazer liquidações online:
Cobrar um valor acima do ofertado no site
É preciso honrar o que esta no site. A empresa pode ser obrigada pela justiça a honrar a oferta do site. É mais comum do que parece que devido a um descompasso entre o controle de estoque, gestão de custos e frente de loja que um valor seja ofertado mas nos sistemas internos da loja ele esteja com outro valor. É preciso manter um rigoroso controle de estoque e preços totalmente integrado na loja virtual.
Não entregar o produto vendido
A empresa pode ser condenada a pagar indenização caso seja comprovado que a empresa não enviou o produto corretamente.
O site ficar fora do ar
Ter um site hospedado em servidores de categoria duvidosa (por isso desconfie de preços muito baixos para hospedagem) enquanto se tem uma campanha de liquidação no ar pode ser interpretado pela justiça como uma fraude e a empresa vai ter que honrar os pedidos feitos com os valores das ofertas. Isso acontece muito quando a empresa dispara uma ação de email marketing contendo ofertas de produtos e na hora de ser direcionado do email para a página do produto, o site esta fora do ar.
Produtos entregues quebrados
Quando um produto chega até o cliente quebrado ou com defeito a empresa fica sujeita a pagar indenização se o erro causar danos morais ou materiais ao cliente
Todo cuidado é pouco na hora de divulgar suas liquidações. Comece contratando uma boa plataforma de e-commerce e gerencie sua loja com diligência.
Sr. Site