Nos nossos trabalhos de consultoria em marketing digital a pergunta que mais escutamos é: O que fazer para que meu site apareça bem colocado no Google?
Quisera ter uma resposta simples, porém, diferentemente do que milhares de artigos pregam, a resposta não é tão simples assim. É claro, existem vários passos que devem ser trabalhados dentro do site como fora dele para que o site ganhe autoridade e passe a ter um melhor posicionamento.
Em primeiro lugar é preciso frisar que existem várias maneiras das pessoas procurarem o mesmo assunto. Assim se sua empresa trabalha com criação de sites, sua empresa pode ser encontrada por várias formas de digitação:
- Criar site
- Criando um site
- Como criar um site
- Fazer site
- Desenvolver site
Todas as expressões acima são válidas e podem acionar a apresentação do seu site ou não.
Bem, agora que concordamos que cada internauta tem sua forma de procurar distinta para um mesmo assunto, podemos inferir que nos posicionar bem para todas as palavras torna-se uma tarefa árdua.
Lembro que o foco desse artigo são pequenas empresas. As grandes empresas tem departamento inteiros dedicados a trabalhar o conteúdo do seu site visando atingir um bom posicionamento nas mais diversas palavras-chave. Isso envolve equipe, tempo e claro dinheiro. Não acredito que essa seja uma realidade factível para a maioria das pequenas e micro empresas brasileiras.
Entendam que o Google leva basicamente dois critérios em consideração para que um site fique em determinada posição como resultado de uma pesquisa:
Conteúdo do site
Quantidade de links que apontam para o site
Não vou me aprofundar nesse assunto que cabe em um livro (de fato existem vários deles), mas resumidamente podemos afirmar que o começo do trabalho de melhorar o posicionamento de um site passa pela adequada gestão do seu conteúdo.
E o que é o conteúdo. Imagine que seu site é de uma corretora de valores que trabalha operando com ações e outros títulos no mercado de capitais. Sem dúvida alguma o conteúdo do site vai muito além da simples descrição dos seus serviços. Um bom site de corretora de valores deveria ter amplo conteúdo informativo a respeito desse assunto. Artigos, dicas, tutoriais e vídeos. Qualquer coisa que possa enriquecer a experiência de um internauta que digita um termo como "aplicar na bolsa".
Então, para melhorar seu posicionamento no Google, o primeiro passo é trabalhar o conteúdo desse site com as palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio. Nos títulos das páginas, nas metatagas, nos textos, embutidas nas imagens. Fazer a redação do site direcionada para a melhoria do posicionamento do site no Google é um trabalho a parte que exige toda uma gestão.
O importante aqui é frisar que não existe uma bala de prata. Desconfie de soluções milagrosas que colocam seu site no primeiro lugar do Google no dia seguinte. Existem sim técnicas e processos que são aplicados dentro e fora do site mas que vão causar um efeito gradativo em relação a otimização do site.
Invista tempo e paciência para que os resultados apareçam. Assim como quem vai para a academia visando modificar seu corpo e melhorar sua saúde, o trabalho de otimização de um site é cotidiano e gradativo.
Sr. Site