Muitos empresários ainda acreditam que um site não vai agregar nada no seu negócio já que trabalham com produtos ou serviços voltados para a chamada Classe C brasileira.
Esses empresários não acompanham a evolução da internet no Brasil. De fato a classe C tem dominado a internet brasileira, seja na questão de acesso, seja na questão das compras online.
A última edição da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domícilios) feita pelo IBGE com dados de 2011 mostra uma realidade bem diferente daquela imaginada pelos empreendedores que atuam nesse segmento da população.
Segundo a pesquisa (em 2011) 76,1% das pessoas da chamada classe C acessam a internet. A medida que os planos de dados foram ficando mais baratos (ainda são muito caros), a telefonia celular foi se propagando e também programas de inclusão digital passaram a atuar fortemente no país, esse número só tem aumentado.
De fato, hoje o chamado cidadão emergente ou aquele que esta enquadrado nas camadas mais básicas da população passaram a consumir cada vez mais produtos e serviços pela internet. Essa camada da população ainda não consolidou totalmente o hábito de compra pela internet, usando esse canal muitas vezes para encontrar um serviço e produto e a partir da seleção efetuada na rede se dirigir ao ponto de venda físico para concretizar a compra.
A medida que novos cidadãos vão sendo inseridos na realidade digital eles passam a entender esse novo mundo e muitas vezes passam a consumir mais com uma velocidade de adoção da tecnologia muitas vezes superior a camadas mais abastadas da população.
Logicamente planos de acesso à dados são muito caros no país e a massificação do acesso digital tal qual ocorreu nos países ditos de primeiro mundo levará algum tempo. Mas os empreendedores que já estão na rede nesse momento, seja com um site institucional, seja com um e-commerce já deram a largada e estão na frente no processo de entender e aprender como se comporta esse novo consumidor na internet.
E sua empresa? Ainda não tem um site? Já parou para pensar que seu cliente pode estar procurando seus produtos e serviços nesse exato momento na internet?
Sr. Site