Segmentação de público em lojas virtuais


Segmentar é uma estratégia fundamental no e-commerce. Tentar ser tudo para todo mundo é o maior erro que um comerciante pode cometer ao abrir uma loja virtual. A não que sua empresa seja um grande grupo empresarial que atua no varejo de uma forma global é melhor pensar em como se diferenciar dos concorrentes em um segmento específico de mercado.

As melhores oportunidades hoje no mercado de e-commerce relacionam-se aos nichos de mercado. Escolher um segmento específico e atender extremamente bem esse nicho é o caminho para o sucesso hoje no e-commerce. Vivemos atualmente um mercado dominado por grandes players de mercado que geralmente tem lojas físicas de apoio e um amplo marketing online e offline. Competir com esses players em uma estratégia genérica é suicídio na certa.

Logicamente, escolher um bom nicho por si só não vai garantir o sucesso na empreitada se não houver tido o devido planejamento e preparo prévio. É fundamental pensar na seleção dos fornecedores, nos meios de pagamento, na logística direta e reversa e tudo o mais que faz uma loja virtual funcionar. 

Estudar o seu público alvo, o que ele consome, como consome e em qual periodicidade vai poder fundamentar seu plano de negócio. Afinal, você tem um plano de negócios, certo?

Concluindo, mas não menos importante, sendo um negócio de nicho ou não é fundamental pensar na divulgação da sua loja virtual. Fazer campanhas no Google Adwords pode ser o melhor caminho para ser encontrado pelo seu cliente online. Entretanto, para cada tipo de negócio existe uma estratégia de marketing digital que se encaixa melhor. É preciso novamente planejamento e estudo para saber o que pode dar certo. E uma constante avaliação e correção de rota.

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