A tecnologia evolui e ficou mais fácil transacionar com qualquer parte do mundo. Pegando carona nessa realidade surgiu o e-commerce. Montar uma loja virtual hoje em dia é bem fácil do que se imagina. Existe uma oferta enorme de empresas que permitem fazer uma loja virtual em questão de minutos. Mas se você assim como eu gosta de saber onde esta pisando, leia abaixo algumas informações básicas:
1 - Primeiro passo é definir um plano. Não vá direto habilitar sua loja. Dentro do seu plano devem haver algumas informações básicas:
- O que vou vender (mix de produtos)?
- Já tenho os fornecedores (cadeia de suprimento)?
- Para quem vou vender (público alvo)?
- Por quanto vou vender (política de preços)?
- Como vou entregar(logística direta)?
- Como vou receber devoluções(logística reversa)?
- Como os clientes vão poder pagar(política de pagamento)?
2 - Agora é procurar um fornecedor de loja virtual. Não se desespere com a quantidade de ofertas que vai encontrar. Na verdade existem dois grandes modelos de contratação de loja virtual:
A - Você compra a loja virtual. Paga um preço que pode variar entre R$ 1.500,00 a R$ 80.000,00 e leva uma loja do jeitinho que você quer, sendo que o código fonte (linguagem de programação) é seu.
B - Você aluga uma loja em um provedor assim como aluga uma loja de rua ou de shopping e paga um valor mensal que pode variar de R$ 29,00 a R$ 299,00 para ter sua loja funcionando.
Do ponto de vista de recursos os dois modelos se equivalem. Do ponto de vista de customização o primeiro modelo é superior. Sinceramente, para um pequeno investidor recomendo o segundo modelo. Caso sua loja não dê certo (faça sinal da cruz nesse momento), você cancela a assinatura e vai fazer outra coisa. No primeiro modelo você pode ficar com um "patrimônio" de muitos milhares de reais na mão sem uso algum.
3 - Operação da loja. Tocar o dia a dia de uma loja virtual significa comprar produtos, repor o estoque, controlar os pedidos dos clientes, fazer entregas, receber pagamentos, etc,etc. Nada diferente do dia a dia de um varejista normal. Entenda que uma loja virtual é um canal de vendas. Tem suas particularidades mas mantêm o pé no varejo como todos os outros tipos de negócio. Não é mais fácil e nem mais difícil, apenas diferente.
Por fim, conte com uma boa assessoria para montar uma loja virtual. Acredite, um bom fornecedor pode encurtar muito o caminho para quem esta começando.
Sr. Site