SMS como ferramenta de marketing


O uso do SMS no Brasil vem crescendo ano a ano. Inicialmente os famosos "torpedos" virarão frete entre o público jovem como forma de comunicação ágil e barata. Toda uma geração se formou e entrou para o mercado de trabalho e por consequência para o mercado consumidor, acostumados a utilizar o SMS como ferramenta de troca e comunicação. 

Então, as empresas começaram a perceber que o SMS poderia ser utilizado como uma poderosa ferramenta de marketing, promoção e propaganda. O SMS torna possível o famoso marketing um-para-um. Sonho de todos os publicitários, a mensagem personalizada e enviada para a pessoa certa no momento certo fica muito próxima de se materializar na forma de um SMS.

De fato, pesquisas realizadas no EUA mostram que em geral quem recebe um SMS leva no máximo 2 minutos para ler o seu conteúdo. A taxa de abertura de SMS é de cerca de 98% do total das mensagens enviadas. Quantas vezes você já não se pegou lendo um SMS que recebeu logo depois que seu telefone emitiu o famoso bip avisando da chegada de uma mensagem? 

Com um mercado superior a 200 milhões de celulares (números de dezembro de 2012) o SMS é a ferramenta perfeita para atingir seu cliente onde quer que ele esteja. Praticamente todo mundo tem um celular e todos eles estão preparados para receber SMS.

Fazer campanhas de marketing por SMS, entretanto, exige uma série prévia de preparativos. Assim como com o email, você só deve enviar SMS para pessoas que dão a autorização prévia para receber mensagens, o famoso opt-in. Assim, antes do disparo de qualquer campanha tem uma base bem segmentada de números válidos que permitam o envio do SMS.

Outra característica do SMS é a necessidade do envio de mensagens curtas e bem segmentadas. Fazer propaganda utilizando 160 caracteres é uma arte, mas até por causa das limitações impostas pela tecnologia, as melhores cabeças acabam vencendo.

Enfim, investir em campanhas de envio de SMS é uma estratégia barata, eficaz e de alto retorno.

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