Constantemente durante nosso trabalho de consultoria de marketing digital ouvimos apelos, lamentações e queixas de empresários que se encontram perdidos, sem saber o que fazer para atrair mais clientes. É comum que na nossa primeira entrevista com o dono da empresa ouçamos a frase: "Preciso aumentar minhas vendas e ouvi dizer que esse tal de Adwords é uma máquina de vendas". Infelizmente ainda não inventaram essa tal "máquina de vendas" que nosso ansioso empresário acredita ser o Adwords.
É bom que fique claro de uma vez: O Google Adwords é uma ferramenta de propaganda e promoção e não uma ferramenta de vendas. Alguns vão dizer: Mas não é a mesma coisa? Não, não é. Vender é um processo muito mais amplo, do qual promoção e propaganda são partes fundamentais mas não únicas dessa grande engrenagem chamada Vendas.
Imagine a seguinte situação: Você recebe um panfleto na rua informando sobre uma grande promoção com descontos de ate 40% em uma loja de roupas do seu bairro. Você fica interessado e vai até o estabelecimento. Chegando lá, tem dificuldade de localizar a loja, pois não existe uma grande placa na portada e sim uma pequena faixa de pano pendurada meio de lado na porta da loja. Ao entrar na loja, vendedoras com caras fechadas não vão até você e nem mesmo lhe dirigem o olhar. Você tenta navegar sozinha então pela loja, mas percebe que as prateleiras não seguem uma sequência lógica. Roupas masculinas misturadas com femininas. Peças infantis soltas no balcão. A iluminação é ruim. E o pior, você só pode pagar a vista e em dinheiro. Parece familiar para você? Você compraria nessa loja?
O fato é que um anúncio bem feito capta a atenção do cliente e leva-o até a porta da sua loja, dai em diante, o restante é com você. É a mesma situação em relação a um anúncio no Google Adwords. Anunciar no Google Adwords tem o papel de trazer até a porta (virtual) do seu estabelecimento (seu site) os clientes que estão ativamente procurando por seus serviços e produtos. Mas a venda vai acontecer a partir dai. Será a forma como seu site vai estar estruturado, a descrição dos produtos e serviços, a qualidade do seu atendimento online, os seus preços e sua qualidade que vão determinar se o cliente comprará ou não.
Avalie com cuidado toda vez que pensar em publicidade e propaganda. Uma boa divulgação não resolverá os problemas internos da sua organização. Organização, planejamento e disciplina financeira, além de funcionários bem treinados e motivados é que tornaram a propaganda em venda.
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