O comércio eletrônico no Brasil dispara a cada ano e o número de concorrentes também aumenta na mesma proporção. Muitos empreendedores perceberam o poder do e-commerce e passaram a abrir lojas virtuais. Nesse cenário de alta competitividade como é possível que um pequeno e-commerce se destaque?
Separamos algumas dicas uteis:
Invista em certificações digitais e selos de qualidade - Apesar da evolução do e-commerce nacional muitas pessoas ainda tem medo de fazer compras pela internet. Ter um site associado a selos digitais que garantem a segurança online das transações como certificados SSL de criptografia de dados são fundamentais para aumentar a percepção do cliente a respeito da segurança nas transações. Isso acaba retornando em forma de mais vendas.
Tenha iscas digitais no seu site - Seja um cupom de desconto, um e-book, um vídeo ou qualquer outro formato de "brinde" virtual no site é fundamental para captar o interesse dos clientes. Troque esse "brinde" por nome e email do seu cliente. Esses dados serão usados para envio de newsletter e propaganda dirigida.
Disponibilize outros meios de comunicação - Seres humanos gostam de falar com seres humanos. Tenha canais como email e telefone para que o cliente que tenha qualquer tipo de dúvida possa entrar em contato e esclarece-lás.
Invista no visual da loja - Assim como nas lojas físicas, ter uma vitrine virtual bem arrumada é fundamental para atrair e reter os clientes. O que vai fazer seu cliente navegar por mais tempo pelo seu site e efetuar mais compras são o preço e o layout da sua loja. Invista em um bom layout. Crie banners promocionais e coloque-os em pontos estratégicos da loja, mas cuidado com o excesso que pode cansar o usuário e manda-ló embora.
Tenha uma consultoria web profissional - É certo dizer que muita coisa em termos de montagem, divulgação e promoção da sua loja virtual pode ser feito por você mesmo. Existe muita coisa simples e até mesmo gratuita disponibilizada no seu site. Mas para um resultado mais profissional é necessário a contratação de uma empresa especializada em marketing digital. Não se deixe enganar, a internet envolve muito mais elementos do que se pode ver num primeiro momento.
Invista em propaganda e publicidade - Apesar de serem conceitos correlatos a publicidade e a propaganda tem metas diferentes. Entender esses conceitos e aplica-lós no devido lugar é trabalho para uma agência de marketing digital. Entretanto, algumas coisas mais simples podem ser realizadas pelo próprio dono, como por exemplo, divulgar suas promoções nas redes sociais como o Twitter e Facebook.
Atenção aos pedidos abandonados - Quase toda ferramenta de e-commerce apresenta um painel de controle onde é possível avaliar quem chegou a colocar um produto no carrinho de compras mas abandonou a compra sem concretizar a transação. Invista nesses clientes usando o chamado "remarketing". Tente estabelecer um contato com esse cliente novamente oferecendo algum tipo de compensação para que a compra seja efetuada. Muitas vezes o cliente só precisa de um "empurrão" para concretizar a compra.
Crie uma conta no Google Analytics - O Google Analytics é uma ferramenta excelente disponibilizada gratuitamente pelo Google que associada ao seu site pode fazer um monitoramento completo do mesmo. Quantas pessoas visitaram, quantas e quais páginas viram, quanto tempo ficaram no site e dezenas de outras informações são fundamentais para que o empreendedor vá aplicando ações corretivas no seu e-commerce.
Essas são apenas algumas dicas mas que se seguidas vão com certeza melhorar sua taxa de conversão. Elas devem ser feitas diariamente sempre buscando um processo contínuo de melhora.
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