O objetivo do marketing sempre foi e continua sendo entender e atender as necessidades dos mercadores consumidores. De fato, o objetivo do marketing é descobrir necessidades não atendidas, explorar oportunidades que se fazem presente em virtude de uma carência ou necessidade não atendida ou mal atendida.
Para atingir o objetivo de satisfazer as necessidades dos mercados o marketing se vale de várias ferramentas. Entre elas a pesquisa e identificação de mercado são fundamentais para que a empresa visualize o verdadeira tamanho de um mercado. Assim, um empreendedor pode adorar tomar suco de abobora e acredita que todo mundo tem o mesmo gosto. Mas será verdade? Fazer uma pesquisa de campo e descobrir quantas pessoas tem o mesmo gosto vai determinar se o empreendedor tem diante de sim uma oportunidade de negócios ou não.
Propaganda e promoção são ferramentas do marketing para levar determinada mensagem e atingir certos objetivos junto a um público alvo qualificado. Nesse aspecto as ferramentas de marketing digital levam uma grande vantagem sobre as mídias offline: a metrificação. De fato, com as ferramentas de marketing digital é possível descobrir quantas pessoas foram impactadas por uma mensagem, quantas reagiram positivamente e quanto de conversão houve a partir da ação proposta.
Imagine o caso de uma escola de idiomas que lança uma campanha digital para aumentar o número de matrículas em determinado período. Pode-se partir de uma meta como "fazer 50 novas matrículas em dois meses" e acompanhar as ações digitais dia a dia para avaliar se o trabalho esta dando certo ou não. Claro que nas mídias offline também é possível medir, mas o processo é mais díficil. Se você lança uma campanha na televisão e a mesmo tempo no jornal como ficará sabendo quem se matriculou pelo anúncio do jornal e quem é o novo aluno que veio via propaganda na televisão. Perguntando? Não é tão simples assim pois nem sempre a resposta será a correta, visto que o cliente pode se confundir ou mascarar a resposta. Já no marketing digital você terá sempre a certeza de que determinado cliente veio por exemplo de uma campanha via Google Adwords.No Adwords por exemplo, é possível embutir um código logo após o seu formulário de cadastramento de matrícula, de forma que, toda vez que alguém preencher o formulário será registrado a origem da matrícula. Dessa forma é possível saber exatamente quanto custou para a empresa cada matrícula.
Google Adwords, email marketing, SMS marketing são todas ferramentas de propaganda e promoção que trazem um excelente retorno para as empresas. Montar um plano integrado de marketing digital é uma tarefa importante para que o uso de cada uma das ferramentas em sinergia com as demais traga excelentes resultados para a empresa.
Enfim, marketing digital funciona porque permite um excelente controle sobre quem vai receber determinada mensagem, no momento mais adequado para esse alguém e existe um enorme controle sobre valores e amplitude das mensagens.
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