Todo mundo conhece bem a realidade das pequenas empresas brasileiras: alta carga tributária, escassez de crédito no sistema financeiro para investir em crescimento e muitas outras dificuldades. Nesse cenário turbulento é realmente complicado encontrar tempo e dinheiro para investir em marketing. Mas aqui surge um impasse: A empresa não cresce porque não investe em marketing ou não investe em marketing exatamente porque não cresce?
Existem porém alguns passos simples que vão consumir algum tempo do empreendedor mas que não dependem fundamentalmente de dinheiro. São ações que devem ser criadas em conjunto, porque isoladamente elas não fazem muito sentido. Em nossa prática diária de consultoria em marketing digital chegamos a clientes de diversos segmentos que já tem uma ou outra prática das listadas abaixo implementada, mas sempre nos questionam porque elas não se traduzem em vendas. A realidade é que criar uma página no Facebook ou um anúncio em um agregador como o Guia Mais não resolve muita coisa separadamente.
Posto claramente que as ações devem ser feitas em conjunto, seguem algumas dicas do que fazer para ter sua pequena empresa na internet e angariar mais clientes e vendas, o objetivo final de todo empresário:
Cadastre sua empresa no Google Places - O Google Places é uma ferramenta do Google gratuita que permite que você cadastre informações de localização, ramo de negócio e horário de funcionamento da sua empresa. Para empresas que tem um ponto físico de atendimento é fundamental se cadastrar no Google Places. Toda vez que alguém faz a pesquisa no Google por um serviço ou produto na sua região, seus dados irão aparecer com o seu endereço e referência em um mapa.
Crie uma página no Facebook - Defina bem o segmento da sua empresa no momento da criação da página. Monte uma capa bonita para sua página. Existem diversas opções de ferramentas gratuitas para criação de capas para Facebook, basta digitar "capas para Facebook" no Google e você verá muitos resultados. Na sua página você deve colocar não só informações e fotos dos seus produtos, mas dicas do segmento que você trabalha, fotos de eventos que participou ou qualquer referência que direcione o cliente para sua página.
Crie uma conta no Twitter - Ainda muito mal compreendido pelas pequenas empresas no Brasil, o Twitter é uma versão moderna do famoso Torpedo.A grande diferença é que ele permite criar um diálogo com seu cliente. Temos um cliente no interior de São Paulo, uma oficina mecânica que postar dicas curtas de manutenção de carros e links para reportagens e vídeos de avaliação de automóveis para seus seguidores no Twitter. Conseguir seguidores merece um capítulo a parte, mas comece com seus clientes atuais.
Cadastre-se em sites de anúncios gratuitos - Cadastrar um anúncio da sua empresa em sites de anúncio como o Bom Negócio é uma excelente dica. Esses sites são vistos pelos motores de busca como grandes repositórios de informação, assim, estar em um deles geralmente significa uma boa colocação em resultados de busca.
Não caia na ilusão de achar que todos os resultados virão em poucos dias. Trabalhar o marketing da sua empresa é um trabalho constante que precisa ser realizado todos os dias. Tenha entusiasmo, acredite no seu negócio, invista seu tempo e dedicação para fazer sua empresa ser conhecida e os resultados virão.
Sr. Site