O mercado e-commerce no Brasil já esta consolidado e em marcha de crescimento acelerado ano após ano. Em 2003, o e-commerce no Brasil faturou 3 bilhões de reais. Já em 2013 a expectativa de faturamento é de cerca de 30 bilhões de reais. Isso em um mundo em crise econômica.
Já somos o quinto mercado de e-commerce no mundo atrás de países como o Japão e os EUA que tem uma taxa de cobertura de internet muito maior que a brasileira. Ainda assim, apesar de todos os fatores contra o Brasil tem se tornado uma potência no e-commerce.
Ficar fora desse jogo não é uma possibilidade a ser discutida. Sua empresa precisa ter uma presença online e o tempo que você leva na indecisão pode significar a continuidade do seu negócio amanhã. Exagerado? Não creio. De fato, nas nossas consultorias em implantação de lojas virtuais não tivemos nenhum caso em que o empreendedor tenha voltado atrás. Mas é certo que o retorno veio principalmente para aqueles que tinham um plano e uma meta com a abertura da sua loja virtual. Se lançar no mundo digital acreditando que basta abrir um site e tudo estará resolvido é um engano comum e perigoso.
É preciso fazer desde o básico, como ter uma boa política de preços, estoque diversificado, atendimento pontual e marcar presença em redes sociais para divulgação dos seus produtos. Tudo isso é fundamental, mas é o básico que todo mundo esta fazendo. É preciso fazer algo a mais para se diferenciar no e-commerce. Antes de mais nada, uma loja virtual deve ser tratada como um empreendimento que vai consumir muito da sua atenção e tempo. Então, nada de preguiça, acorde cedo todas as manhãs, acompanhe os pedidos, faça promoções nas redes sociais, invista em links patrocinados, anuncie em portais ligados ao seu segmento, faça parceria com blogs, trabalhe o mundo offline, faça associações com outros lojistas virtuais de ramos complementares, troque links....ufa...é uma lista bem grande de ações e o mais importante: faça todos os dias!
A maior parte do seu tempo ao abrir uma loja virtual vai ser dedicado a vender. Como já dizia um saudoso professor "quando há vendas não existem problemas". De fato, trabalhar a divulgação da loja, ficar de olho na concorrência e monitorar o desempenho das suas vendas é o trabalho estratégico mais importante para quem tem uma loja virtual.
Então, e você vai ficar desse mundo de oportunidades?
Sr. Site
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