O Brasil registrou nos últimos 10 anos um boom no setor de tecnologia da informação e das telecomunicações. Quem tem mais de 35 anos lembra claramente como era díficil e caro ter um telefone fixo na sua residência ou escritório. Hoje isso mudou. Praticamente todos os lares brasileiros tem um telefone e um novo fenômeno surgiu e se espalhou com uma velocidade impressionante. Os celulares e mais recentemente os smartphones tomaram conta da cena brasileira gerando novas oportunidades de negócio que antes eram impossíveis.
Já existem em operação no Brasil mais de 200 milhões de celulares. Isso da mais que um aparelho por habitante do país. Desses, 32 milhões aproximadamente tem acesso à internet. O telefone fixo, aquele que era disputado a tapa na década de 80 e 90 foram deixados de lado e muitas residências optaram por nem ter um desses mais em casa.
Com a avanço da tecnologia surgiram os SMS ou mensagens curtas, também conhecidas como torpedos. Os torpedos são aquelas mensagens que podemos enviar de celular para celular no formato de textos com até 160 caracteres. Essas mensagens curtas foram inicialmente utilizadas para comunicação entre pessoas conhecidas, especialmente entre os jovens.
Entretanto, aos poucos as pessoas começaram a perceber a importância dessa tecnologia como uma ferramenta administrativa e mesmo de vendas. São vários os exemplos de como a tecnologia tem sido utilizada atualmente. Desde padarias de bairro que cadastram todos os seus clientes habituais e dispara um SMS para todos eles no momento que a fornada de pão esta saindo até o escritório de cobrança que envia mensagens curtas lembrando seus clientes das suas obrigações.
De fato, o SMS foi incorporado rapidamente ao portifólio de soluções de marketing digital pelas suas características técnicas e operacionais. Existe ainda um fator relevante: mandar um SMS é barato, bem mais barato que fazer uma ligação. E também, o SMS é eficiente. Pesquisas mostram que 98% das pessoas que recebem um SMS leem a mesma em até 2 minutos depois do recebimento.
Por todas essas características o SMS passou a ser uma ferramenta usada em diversos campos, como por exemplo:
Confirmação de consultas e agendamentos para consultórios dentários, médicos, oficinas mecânicas.
Cobrança de clientes inadimplentes.
Convite para eventos e palestras.
Confirmação de cadastro em sites e concursos.
Propaganda e promoção para empresas do varejo em geral.
Cupons de desconto para restaurantes.
Essas e dezenas de outras aplicações podem ser amplamente exploradas pelo SMS diminuindo enormente o custo com ligações telefônicas e impressão de material promocional. Nesses caso o SMS custo ter um custo de uma quinta parte em relação as mídias tradicionais e a efetividade costuma ser de 300% ou mais.
Enviar SMS no lugar de impressão em papel é uma solução interessante, barata e moderna que sua empresa pode usar para reduzir custos e atingir potenciais clientes.
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