Talvez você ou sua empresa já tenham recebido uma proposta de uma agência ou consultoria "especializada" em internet prometendo colocar o seu site na primeira página do Google em troca de alguns bons reais pela "consultoria" prestada.
Como qualquer empresa séria, nos sabemos que milagres não existem. Retirei essas dicas abaixo do blog do webmaster.pt, cujo o autor é o Ednucci e que concordamos plenamente:
- Não é possível oferecer garantia de posicionamento nas primeiras posições das buscas naturais dos buscadores.
- Muitos supostos profissionais utilizam técnicas desleais (Black hat) para atingir determinado posicionamento em um curto espaço de tempo. Isso pode provocar punição para o site e até sua retirada dos mecanismos de busca. Prejuízo.
- Algumas empresas mostram resultados com palavras-chave irrelevantes, ou seja, que não lhe trarão visitas de qualidade – ou em algum caso, nem visitas trarão. Um exemplo simples seria digitar o nome completo da sua empresa na busca.
- Se você deseja atingir um nível no ranking e mantê-lo, o trabalho terá de ser contínuo.
- Para ter seu negócio bem-sucedido na net não basta estruturar o site, não bastam técnicas SEO. Você precisa de um projeto completo, de uma abrangência maior, de estratégias de marketing, e, claro, de um site eficiente, vendedor. Para se ter uma ideia do potencial a ser explorado, das empresas brasileiras na net apenas uma pequena porcentagem, pouco mais de 10%, têm um site com conteúdo de qualidade e navegação agradável.
- Não existem milagres.
- As técnicas de SEO não são infalíveis.
- Não existem scripts mágicos.
- Não existem profissionais SEO iluminados, escolhidos pela divindade Google para promover sites na net. A iluminação que existe é aquela artificial, das lâmpadas, que acompanham as muitas e muitas horas de trabalho, empenho e dedicação.