Marketing Digital não é varinha mágica

O marketing digital como disciplina tem se popularizado cada vez mais. De fato, dia a dia somos informados sobre o "poder" do marketing digital e das mídias sociais. Até mesmo a televisão tem dedicado programas inteiros em horário nobre para "esclarecer" a população sobre o assunto.

Vendido como a solução para todos os problemas empresariais o marketing digital tem se incorporado a rotina das empresas. Primeiro as multinacionais e grandes empresas entraram de cabeça no tema. Hoje em dia é difícil encontrar uma grande marca que não tenha um canal no Youtube, uma página no Facebook e uma conta no Twitter. Isso para ficar em alguns exemplos. E geralmente essas grandes marcas contam com grande número de associados.

Mas a pergunta que não quer calar é: Será que o marketing digital vende mesmo? A resposta é sim e não. Bem, se voltarmos as raízes de qual é a função primordial do marketing provavelmente vamos entender que o principal objetivo do marketing seja ele em qual canal for é detectar e suprir as necessidades humanas. Isso para ficar no objetivo mais básico. Ora, marketing então não é uma ferramenta de venda direta e o marketing digital também não. Sei que muitos acadêmicos podem ter uma visão diferenciada e talvez o tema seja polêmico. Não quero criar polêmica sobre um tema já tão batido, mas alertar as empresas e pequenos empreendedores de que não existe uma bala de prata que vai resolver todos os problemas da empresa.

Assim como o remédio homeopático, o marketing é uma ferramenta empresarial que deve ser usado em doses certas e constantes todos os dias. O marketing digital somente potencializou o efeito que o marketing tradicional já tinha alcançado com mais facilidade e economia de custo um público nunca antes visto. Pequenas empresas tem a chance de conversar com milhares de pessoas através de vários canais. Mas é preciso planejamento. É necessário definir claramente com quem se vai falar, qual a mensagem, com que periodicidade, qual o objetivo dessa comunicação, quais os resultados esperados e finalmente através de quais canais de comunicação.

Concluíndo esse breve post que não pretende esgotar o assunto, o marketing digital é uma super ferramenta para auxiliar os empreendedores e seus empreendimentos a prosperarem mas não, n]ao se trata de uma varinha mágica.

Sr. Site
Marketing digital para pequenas empresas