Dicas para abrir uma loja virtual

Uma boa loja virtual depende bastante dos passos iniciais que vão ser tomados logo no planejamento. De forma geral, na montagem de uma loja virtual é fundamental observar os pontos abaixo:

1 - Investir um bom tempo planejando a montagem da loja. O primeiro passo é também o mais importante. Logo após detectar a oportunidade de negócio é fundamental que o empreendedor dedique um bom tempo planejando a estrutura da loja, os produtos a serem vendidos, os valores praticados no mercado, o público alvo, o potencial de mercado, os concorrentes entre outros fatores fundamentais para o sucesso da empreitada.

2 - Entender profundamento do produto ou serviço a ser comercializado. Parece básico mas muita gente se lança em uma empreitada digital sem conhecer direito as características dos produtos ou dos serviços que estão vendendo. É importante entender que o consumidor na internet tem acesso a inúmeras informações e quando ele chegar até a sua loja ele já terá muitas informações na mão para discutir o assunto.

3 - Estruture sua loja virtual em seções e departamentos assim como nas lojas físicas. Tenha informações claras e abundantes sobre os produtos. Permita que o cliente possa navegar nessas informações em níveis e escalas diferentes. Anexe manuais de produtos, vídeos e qualquer outra informação que ajude o cliente a esclarecer suas dúvidas. O cliente bem informado converte melhor.

4 - Disponibilize na sua loja vários meios de pagamento. Quando uma loja oferece vários meios de pagamento a taxa de conversão é maior. Faça um convênio com uma empresa que presta o serviço de intermediário como o Pagseguro ou Bcash. Essas empresas fazem análise de crédito e ao mesmo tempo disponbilizam para o seu clientes vários meios de pagamento como cartões de crédito, débito, boleto bancário, etc. Em troca, elas cobram taxas no momento da venda. Vale a pena acessar o site de cada uma dessas empresas e entender como funciona o mecanismo.

5 - Mantenha seu cliente informado. Comunique cada passo da compra ao cliente. Isso pode ser feito por email, sms ou telefone. É fundamental que o cliente saiba o que esta acontecendo. Apesar do mercado de e-commerce estar maturado no Brasil, existem pessoas que ficam receosas de comprar pela internet. Ajude a espantar o medo fazendo com que os clientes tenham amplo acesso sobre como anda seu pedido.

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