Sem divulgação não existe negócio que dê certo!

Vendas. Se sua empresa não é uma ONG é preciso vender. Quando uma empresa esta vendendo todos os demais processos empresariais caminham corretamente. Seja sua empresa uma loja de bairro, um grande magazine, um prestador de serviços educacionais ou qualquer que seja a área em que atua, todos os problemas se resolvem com vendas.

Para vender é preciso atrair seus clientes. Mas como fazer isso? Qual a verba necessária? Onde aplica-lá? Essas são perguntas que devem ter uma resposta muito particular por parte de cada empreendedor. É preciso conhecer seu negócio e também seu cliente. Entender seu mercado e os rumos da economia. Sim, não é nada fácil, mas é vital. As vendas são o motor da produção, o coração das finanças empresariais.

Promoção e propaganda são duas armas poderosas que todo empreendedor deve conhecer e aplicar no dia a dia do seu negócio. Hoje em dia já não é mais privilégio de um grupo de acadêmicos o conhecimento a respeito das práticas de promoção e propaganda. Entretanto, não podemos enveredar pelo caminho contrário e acreditar que tudo também é muito simples. Muitos equívocos são cometidos na hora de promover e divulgar as empresas. E na esteira desses enganos clientes e dinheiro escorrem pelo ralo.

A internet possibilita que uma empresa local seja divulgada globalmente. Experimente, crie um blog com uma ferramenta gratuita como o Blogger e o Wordpress, escreva posts interessantes e com conteúdo relevante e você verá nas estatísticas que gente de lugares inimagináveis acessam seu conteúdo. Sim, o mundo ficou mais plano. As idéias, informações e negócios fluem livremente pelos cabos e redes que compõem a infra-estrutura da internet.

Divagações a parte, como o foco desse post é sobre promoção e vendas, quero deixar o relato de um cliente que atendemos recentemente em uma campanha de email marketing. Era uma loja de bairro com bom estoque, produtos de qualidade, tradição na praça onde estava situado (11 anos de mercado) mas que já há algum tempo mantinha vendas estabilizadas em um determinado patamar.Pior, as vendas recorrentes para os mesmos clientes caia ano a ano, diminuindo assim a possibilidade de crescimento dos clientes. Fui conversar com os proprietários e eles diziam que não entendiam muito bem o que estava acontecendo. Um deles acreditava mesmo que o problema só podia ser " política do governo". De fato, é inegável o peso dos tributos e da política econômica sobre os resultados das empresas, mas acreditar que o futuro da nossa empresa é responsabilidade do governo é cair em uma armadilha mental perigosa. Questionado sobre suas práticas de promoção e propaganda, o cliente disse que colocava algumas faixas pelo bairro e vez ou outra distribuía panfletos na rua de maior movimento do bairro. Uma análise mais detalhada do negócio do cliente mostrava algumas informações importantes:


  • Seu público consumidor era predominantemente classe AA+ (vendia vestidos de festa na casa dos R$ 2.500,00).
  • O local onde a loja estava situada ficava em um bairro classe B (então porque distribuir seus panfletos por lá).
  • Seus maiores concorrentes estavam em cidades geograficamente dispersas, inclusive no exterior.
  • Seu consumidor típico gastava um ticket médio por compra acima de R$ 3.000,00.
  • A empresa possuía um cadastro com nome, email e telefone dos clientes mas quando resolvia fazer alguma promoção, divulgava por mala direta impressa enviada pelos correios.

Nessa altura do relato, imagino que muitos de vocês leitores do nosso blog já devem ter percebido o equívoco que a empresa estava cometendo com suas ações de promoção e divulgação. Nosso trabalho foi realizar um plano de marketing, onde no capítulo associado a promoção e propaganda criamos ações fortemente embasadas em marketing digital. Isso ocorreu há cerca de 4 meses e ainda esta em andamento.
Os resultados começaram a aparecer e ao final do nosso contrato que é de seis meses esperamos ter atingido as metas que traçamos em conjunto. O mais importante entretanto é que os proprietários já perceberam que sem um foco em vendas suas empresas vão crescer até certo ponto e depois parar novamente.
Concluindo, para que uma empresa realmente tenha um crescimento econômico sustentável é necessário foco em vendas. Para que as vendas aconteçam promoção e propaganda são ferramentas indispensáveis. Nesse ínterim, marketing digital pode ser de grande valia.

Sr. Site
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