Criar um site hoje em dia não é mais uma questão a ser discutida, mas sim uma obrigação de todas as empresas. Com 102 milhões de brasileiros navegando em média 3 horas por dia na internet, nenhuma empresa pode se dar o direito de ficar fora da grande rede.
A questão que passa a ser discutida então é quem pode desenvolver um site para sua empresa? Antes de qualquer coisa, deve ficar claro ao empreendedor ou pessoa física que pensa em ter um site qual é a missão que o site terá dentro do seu modelo de negócios:
Um cartão de visitas.
Um local para fazer divulgações e promoções.
Um ponto de vendas
etc.
O empreendedor deve definir muito bem qual o motivo de criar um site para sua empresa. Estar lá "porque todo mundo esta" pode ser o motivo errado. Lembre-se, criar um site e deixa-ló lá sem alimenta-ló com novas informações, sem monitoramento, pode ser um tiro no pé.
Lembre-se, um site é um vendedor 24 x 7. Ele fica o tempo todo aberto e disponível para que as pessoas busquem informações sobre sua empresa. O consumidor na internet tem pressa e se ele se interessa por um produto seu é bom responde-ló rapidamente, pelo menos antes do concorrente, caso contrário você perderá uma venda.
Então, ciente do objetivo de ter um site e consciente que um site exige monitoramento e acompanhamento, siga para o próximo passo: O orçamento. Sim, quanto dinheiro você tem ou esta disposto a gastar para investir no seu site. Não adianta nada querer montar uma loja virtual extremamente personalizada com milhões de recursos e ter um orçamento muito reduzido. Não se engane o barato pode sair caro.
De posse do seu orçamento, liste no papel mesmo todas as funcionalidades que você deseja ter no seu site: um catalógo com fotos dos seus produtos, um menu, um formulário de contatos. Esse é um exercício fácil de ser feito e prático. Não pense ainda em design, mas sim em funcionalidades. Com essa lista nas mãos pense no seu orçamento. Será que vai dar?
Agora procure fornecedores. Selecione pelo menos três. Existem milhares. Como saber se um fornecedor é sério? Visite seu site, veja seu portfólio, análise o porte dos clientes atuais dele. Será que são empresas de porte semelhante a sua. Esse pode ser um bom indício de que esse fornecedor esta habituado a trabalhar para um segmento de empresas como a sua. Por fim, entre em contato, passe sua lista de requisitos e peça um orçamento.
Selecione o fornecedor baseado em alguns critérios que não somente o preço. Claro, o preço é importante, mas veja o grau de seriedade e competência de quem esta te atendendo. Não se atenha a nomes famosos e marcas. Isso pode ser um engano. Veja o porte da agência, se ela esta abarrotada de serviço. Avalie se um consultor vai até você. Perceba se esse profissional tem bagagem suficiente, ou seja se entende do que esta falando.
Escolhido o fornecedor, exija um contrato. Toda empresa séria faz um contrato e é fundamental que seja assim, pois ambas as partes estarão garantidas de futuras dores de cabeça. É comum o caso do fornecedor que simplesmente "desaparece" depois de entregue o site.
Tenha uma boa reunião de lançamento do seu projeto com seu fornecedor. Pode ser até por telefone, mas garanta que todo mundo esta na mesma página. Repasse os seus requisitos, fale também da sua expectativa a respeito do design do site, das cores, do visual. Dê referências. Ajude a empresa a enxergar o site do seu jeito. Seja humilde para receber aconselhamento especializado.
Iniciado o trabalho, peça ao seu fornecedor que ele te envie um link com o andamento do trabalho. Assim você poderá acompanhar o andamento do serviço e evitar surpresas.
Faça uma revisão completa antes da entrada do site no ar. Revise detalhes dos textos, as fotografias, as informações contidas no site.
Lembre-se, o conteúdo é do cliente, mesmo nos casos em que são contratados serviços de redação técnica, as informações passadas sempre virão do cliente.
Por fim, mas não menos importante, considere o famoso ditado abaixo, que se aplica muito bem ao caso de criar sites.
Garanto três coisas no meu serviço: Rápido, bom e barato.
Mas você só pode ter dois.
Se for rápido e bom, não é barato
Se for rápido e barato, não é bom
Se for barato e bom, não é rápido.
Escolha o que quiser.
Sr. Site
www.srsite.com.br
A questão que passa a ser discutida então é quem pode desenvolver um site para sua empresa? Antes de qualquer coisa, deve ficar claro ao empreendedor ou pessoa física que pensa em ter um site qual é a missão que o site terá dentro do seu modelo de negócios:
Um cartão de visitas.
Um local para fazer divulgações e promoções.
Um ponto de vendas
etc.
O empreendedor deve definir muito bem qual o motivo de criar um site para sua empresa. Estar lá "porque todo mundo esta" pode ser o motivo errado. Lembre-se, criar um site e deixa-ló lá sem alimenta-ló com novas informações, sem monitoramento, pode ser um tiro no pé.
Lembre-se, um site é um vendedor 24 x 7. Ele fica o tempo todo aberto e disponível para que as pessoas busquem informações sobre sua empresa. O consumidor na internet tem pressa e se ele se interessa por um produto seu é bom responde-ló rapidamente, pelo menos antes do concorrente, caso contrário você perderá uma venda.
Então, ciente do objetivo de ter um site e consciente que um site exige monitoramento e acompanhamento, siga para o próximo passo: O orçamento. Sim, quanto dinheiro você tem ou esta disposto a gastar para investir no seu site. Não adianta nada querer montar uma loja virtual extremamente personalizada com milhões de recursos e ter um orçamento muito reduzido. Não se engane o barato pode sair caro.
De posse do seu orçamento, liste no papel mesmo todas as funcionalidades que você deseja ter no seu site: um catalógo com fotos dos seus produtos, um menu, um formulário de contatos. Esse é um exercício fácil de ser feito e prático. Não pense ainda em design, mas sim em funcionalidades. Com essa lista nas mãos pense no seu orçamento. Será que vai dar?
Agora procure fornecedores. Selecione pelo menos três. Existem milhares. Como saber se um fornecedor é sério? Visite seu site, veja seu portfólio, análise o porte dos clientes atuais dele. Será que são empresas de porte semelhante a sua. Esse pode ser um bom indício de que esse fornecedor esta habituado a trabalhar para um segmento de empresas como a sua. Por fim, entre em contato, passe sua lista de requisitos e peça um orçamento.
Selecione o fornecedor baseado em alguns critérios que não somente o preço. Claro, o preço é importante, mas veja o grau de seriedade e competência de quem esta te atendendo. Não se atenha a nomes famosos e marcas. Isso pode ser um engano. Veja o porte da agência, se ela esta abarrotada de serviço. Avalie se um consultor vai até você. Perceba se esse profissional tem bagagem suficiente, ou seja se entende do que esta falando.
Escolhido o fornecedor, exija um contrato. Toda empresa séria faz um contrato e é fundamental que seja assim, pois ambas as partes estarão garantidas de futuras dores de cabeça. É comum o caso do fornecedor que simplesmente "desaparece" depois de entregue o site.
Tenha uma boa reunião de lançamento do seu projeto com seu fornecedor. Pode ser até por telefone, mas garanta que todo mundo esta na mesma página. Repasse os seus requisitos, fale também da sua expectativa a respeito do design do site, das cores, do visual. Dê referências. Ajude a empresa a enxergar o site do seu jeito. Seja humilde para receber aconselhamento especializado.
Iniciado o trabalho, peça ao seu fornecedor que ele te envie um link com o andamento do trabalho. Assim você poderá acompanhar o andamento do serviço e evitar surpresas.
Faça uma revisão completa antes da entrada do site no ar. Revise detalhes dos textos, as fotografias, as informações contidas no site.
Lembre-se, o conteúdo é do cliente, mesmo nos casos em que são contratados serviços de redação técnica, as informações passadas sempre virão do cliente.
Por fim, mas não menos importante, considere o famoso ditado abaixo, que se aplica muito bem ao caso de criar sites.
Garanto três coisas no meu serviço: Rápido, bom e barato.
Mas você só pode ter dois.
Se for rápido e bom, não é barato
Se for rápido e barato, não é bom
Se for barato e bom, não é rápido.
Escolha o que quiser.
Sr. Site
www.srsite.com.br