O mito do marketing digital "baratinho"

Existe uma fábula no mundo dos negócios digitais de que tudo que envolve a internet é gratuito...de fato, existem muitos serviços, produtos, softwares e aplicativos que são gratuitos e que realmente entregam o que prometem. Mas, de forma geral, quando é preciso realizar um trabalho que vá além do escopo de uso pessoal, especialmente quando se fala em marketing digital, o de "graça" pode sair caro.

O primeiro erro é pensar em ferramentas, quando se inicia primeiro com o correto entendimento do problema a ser tratado, dos objetivos a serem atingidos para somente então ser definida a ferramenta ou ferramentas a serem usadas.

De fato, uma campanha de email marketing solta no espaço e tempo pode gerar mais prejuízo que benefício para a empresa. Enviar um disparo de email de propaganda de inauguração de uma nova casa de shows na cidade direcionada ao público jovem para um mailing que contenha em sua grande maioria homens casados, acima de 50 anos com filhos não vai surtir efeito nenhum, só para ficar em um exemplo prático.

Pequenos empreendedores com pouca verba disponível costumam se atirar sozinhos em uma série de tentativas e erros na utilização das ferramentas de marketing digital trazendo as vezes problemas de imagem para a empresa. Um bom exemplo é quando donos de lojas de varejo abrem contas no Facebook, Instagram e outras redes sociais postando fotos e propagandas sem se atentar que pessoas em redes sociais procuram relacionamento mais que compras. Quando os resultados não aparecem ai sim resolvem procurar uma agência digital, só que muitas vezes o estrago já esta feito.

Esse post não pretende apontar para a contratação de uma agência como uma solução universal para todos os problemas. O empreendedor pode procurar a ajuda lendo livros, fazendo curso introdutórios para que possa se inteirar do assunto e a partir dai decidir se esta apto a tocar a empreitada por conta e risco ou assumir que por falta de tempo, aptidão ou interesse seja melhor contratar pessoal especializado. Somente não se esqueça que a imagem da sua empresa é responsabilidade sua e mesmo que as ações de marketing sejam terceirizadas, o empresário deve ficar a frente do planejamento junto com o contratado e gerir sua campanha analisando regularmente os resultados e calibrando as ações em conjunto com ele.

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