O E-commerce brasileiro vive um momento de euforia. Enquanto lojas de rua e o comércio em geral vão mal, o comércio virtual cresce a taxas de primeiro mundo.
O consumidor brasileiro já se acostumou a fazer compras pela internet e pelo menos nas classes A e B o maior receio que era relacionado a segurança parece ter sido dominado.
Atualmente as plataformas de e-commerce já contam com transações criptografadas em alto nível o que praticamente inviabiliza a fraude durante a transação. Logicamente o consumidor deve procurar um fornecedor de loja virtual sério, pois além da transação em si ter que ser segura, o armazenamento e backup dos dados da loja também devem ser.
Nos diversos passos necessários para a montagem de uma loja virtual é muito importante escolher bem o seu parceiro ou operador que vai cuidar das transações financeiras. Afinal, uma loja de sucesso precisa disponibilizar as melhores formas de pagamento para seus clientes. Atualmente não se concebe mais a idéia de existir um empreendimento virtual que não forneça uma ampla variedade de opções de pagamento. Deve-se ter em mente que existem tipos diferentes de clientes. Alguns se sentem mais seguros comprando com cartão de crédito e outros com boleto. Cuidar pessoalmente para que todos esses meios de pagamento estejam disponíveis pode ser uma tarefa bem penosa.
Nesse cenário entram aos "gateways" de pagamento. Os gateways de pagamento são empresas especializadas que fazem a intermediação entre o cliente final, o vendedor e os diversos entes financeiros, tais como: operadoras de cartão de crédito, bancos, financeiras e outras. Os gateways de pagamento mais conhecidos no Brasil são: Pagseguro, Paypal, Moip e BCash. Todos eles operam mais ou menos da mesma forma. O vendedor se cadastra no site da empresa, gera um código que represente sua empresa e associa esse código dentro do painel de administração da sua loja. A partir desse momento o cliente já consegue vender nas diversas formas disponibilizadas pelo gateway.
Os gateways de pagamento cobram uma taxa sobre o valor bruto de cada venda, variando entre 3% a 5%. Se o lojista resolver parcelar suas vendas ele pode tanto assumir os juros quanto repassa-lós ao seu cliente. De qualquer forma, usando o gateway de pagamento ele receberá o valor total descontado a taxa de vendas e as taxas de parcelamento, variável de acordo com o número de parcelas, dentro de 14 dias geralmente. Ou seja, o cliente compra parcelado e o vendedor recebe o valor praticamente a vista, gerando possibilidade de melhorar seu fluxo de caixa e tornando a loja mais competitiva.
Os gateways de pagamento também exercem a importante função de análise de crédito, minimizando assim as compras fraudulentas e contribuindo para diminuir a inadimplência nas lojas virtuais.
Concluindo, apesar das taxas administrativas geralmente altas, os gateways de pagamento são hoje em dia, praticamente indispensáveis para o sucesso das lojas virtuais e do e-commerce de forma geral.
O consumidor brasileiro já se acostumou a fazer compras pela internet e pelo menos nas classes A e B o maior receio que era relacionado a segurança parece ter sido dominado.
Atualmente as plataformas de e-commerce já contam com transações criptografadas em alto nível o que praticamente inviabiliza a fraude durante a transação. Logicamente o consumidor deve procurar um fornecedor de loja virtual sério, pois além da transação em si ter que ser segura, o armazenamento e backup dos dados da loja também devem ser.
Nos diversos passos necessários para a montagem de uma loja virtual é muito importante escolher bem o seu parceiro ou operador que vai cuidar das transações financeiras. Afinal, uma loja de sucesso precisa disponibilizar as melhores formas de pagamento para seus clientes. Atualmente não se concebe mais a idéia de existir um empreendimento virtual que não forneça uma ampla variedade de opções de pagamento. Deve-se ter em mente que existem tipos diferentes de clientes. Alguns se sentem mais seguros comprando com cartão de crédito e outros com boleto. Cuidar pessoalmente para que todos esses meios de pagamento estejam disponíveis pode ser uma tarefa bem penosa.
Nesse cenário entram aos "gateways" de pagamento. Os gateways de pagamento são empresas especializadas que fazem a intermediação entre o cliente final, o vendedor e os diversos entes financeiros, tais como: operadoras de cartão de crédito, bancos, financeiras e outras. Os gateways de pagamento mais conhecidos no Brasil são: Pagseguro, Paypal, Moip e BCash. Todos eles operam mais ou menos da mesma forma. O vendedor se cadastra no site da empresa, gera um código que represente sua empresa e associa esse código dentro do painel de administração da sua loja. A partir desse momento o cliente já consegue vender nas diversas formas disponibilizadas pelo gateway.
Os gateways de pagamento cobram uma taxa sobre o valor bruto de cada venda, variando entre 3% a 5%. Se o lojista resolver parcelar suas vendas ele pode tanto assumir os juros quanto repassa-lós ao seu cliente. De qualquer forma, usando o gateway de pagamento ele receberá o valor total descontado a taxa de vendas e as taxas de parcelamento, variável de acordo com o número de parcelas, dentro de 14 dias geralmente. Ou seja, o cliente compra parcelado e o vendedor recebe o valor praticamente a vista, gerando possibilidade de melhorar seu fluxo de caixa e tornando a loja mais competitiva.
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Concluindo, apesar das taxas administrativas geralmente altas, os gateways de pagamento são hoje em dia, praticamente indispensáveis para o sucesso das lojas virtuais e do e-commerce de forma geral.
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