As redes sociais e em especial o Facebook refletem o comportamento que as pessoas tem na vida real. Todo mundo deseja estar perto de alguém inteligente, bem informado, atualizado e bom de papo.
Pois são exatamente esses os ingredientes que as pessoas esperam encontrar nas páginas empresariais no Facebook. Cabe a sua empresa determinar o que é legal, inteligente, atual, informativo e relevante para o seu público.
Não se enganem com a aparente facilidade das coisas na internet. Tudo é muito rápido, muito superficial e prático nas redes sociais. A internet nos leva a acreditar que para construir um relacionamento basta publicar alguns posts em nossas páginas com promoções relâmpago e os clientes virão. Lembre-se, assim como na vida real, relacionamentos levam tempo para serem construídos. Pelo menos os relacionamentos que valem a pena. E quais são os relacionamentos que realmente valem a pena para a sua empresa? Essa é uma pergunta que todo empresário deveria responder.
Para construir um relacionamento, primeiro é necessário entender quem é seu cliente. Assim como conhecer sua empresa e seus produtos, conhecer seus clientes é fundamental. Não se deve perder de vista que com o uso de uma rede social sua empresa passará a contar com seguidores em várias partes do país e quem sabe, dependendo do seu negócio, até mesmo em várias partes do mundo. Então, as vezes alguns empresários se assustam quando recebem o relatório do Facebook com a lista de pessoas que se tornaram fãs da sua empresa. Muitas vezes os clientes são de perfis totalmente distintos daqueles que o empresário costuma conhecer ou imaginar. Isso é mais frequente do que parece e as vezes leva a empresa a tomar uma atitude de redirecionamento total do seu negócio.
Por outro lado, em todo relacionamento deve haver um dialogo. Como levar as pessoas a dialogarem com a empresa por meio do Facebook. Esse é um tema para um livro inteiro, mas uma palavra pode resumir a questão: engajamento. As marcas devem promover um movimento constante entre seus fãs com artigos, posts, vídeos, tutoriais e também, porque não, promoções e ofertas que promovam o engajamento. O engajamento faz as pessoas se moverem, a discutirem , debaterem. O engajamento leva a um crescimento orgânico da rede de fãs dos clientes através da viralização das mensagens. Um like de um único fã pode se multiplicar a enésima potência, pois as pessoas nas redes sociais, assim como na vida se ligam por gostos e valores semelhantes. O impacto de uma mensagem relevante para um fã da sua empresa quase sempre vai ter o valor de multiplicação exatamente por causa dessa intricada engenharia social da qual fazem parte as redes sociais.
Concluindo, mas longe de querer esgotar o assunto, o que deve ser feito para que o Facebook potencialize a sua marca:
1 - Conheça sua empresa muito bem.
2 - Conheça tão bem quanto o seu consumidor.
3 - Publique conteúdo realmente relevante para seu consumidor (para o consumidor e não para você).
4 - Gere engajamento.
Em outro post daremos dicas práticas de como criar site que tenha vinculação com as redes sociais.
Sr. Site
www.srsite.com.br
Pois são exatamente esses os ingredientes que as pessoas esperam encontrar nas páginas empresariais no Facebook. Cabe a sua empresa determinar o que é legal, inteligente, atual, informativo e relevante para o seu público.
Não se enganem com a aparente facilidade das coisas na internet. Tudo é muito rápido, muito superficial e prático nas redes sociais. A internet nos leva a acreditar que para construir um relacionamento basta publicar alguns posts em nossas páginas com promoções relâmpago e os clientes virão. Lembre-se, assim como na vida real, relacionamentos levam tempo para serem construídos. Pelo menos os relacionamentos que valem a pena. E quais são os relacionamentos que realmente valem a pena para a sua empresa? Essa é uma pergunta que todo empresário deveria responder.
Para construir um relacionamento, primeiro é necessário entender quem é seu cliente. Assim como conhecer sua empresa e seus produtos, conhecer seus clientes é fundamental. Não se deve perder de vista que com o uso de uma rede social sua empresa passará a contar com seguidores em várias partes do país e quem sabe, dependendo do seu negócio, até mesmo em várias partes do mundo. Então, as vezes alguns empresários se assustam quando recebem o relatório do Facebook com a lista de pessoas que se tornaram fãs da sua empresa. Muitas vezes os clientes são de perfis totalmente distintos daqueles que o empresário costuma conhecer ou imaginar. Isso é mais frequente do que parece e as vezes leva a empresa a tomar uma atitude de redirecionamento total do seu negócio.
Por outro lado, em todo relacionamento deve haver um dialogo. Como levar as pessoas a dialogarem com a empresa por meio do Facebook. Esse é um tema para um livro inteiro, mas uma palavra pode resumir a questão: engajamento. As marcas devem promover um movimento constante entre seus fãs com artigos, posts, vídeos, tutoriais e também, porque não, promoções e ofertas que promovam o engajamento. O engajamento faz as pessoas se moverem, a discutirem , debaterem. O engajamento leva a um crescimento orgânico da rede de fãs dos clientes através da viralização das mensagens. Um like de um único fã pode se multiplicar a enésima potência, pois as pessoas nas redes sociais, assim como na vida se ligam por gostos e valores semelhantes. O impacto de uma mensagem relevante para um fã da sua empresa quase sempre vai ter o valor de multiplicação exatamente por causa dessa intricada engenharia social da qual fazem parte as redes sociais.
Concluindo, mas longe de querer esgotar o assunto, o que deve ser feito para que o Facebook potencialize a sua marca:
1 - Conheça sua empresa muito bem.
2 - Conheça tão bem quanto o seu consumidor.
3 - Publique conteúdo realmente relevante para seu consumidor (para o consumidor e não para você).
4 - Gere engajamento.
Em outro post daremos dicas práticas de como criar site que tenha vinculação com as redes sociais.
Sr. Site
www.srsite.com.br