Como usar o Facebook para fortalecer sua marca

As redes sociais e em especial o Facebook refletem o comportamento que as pessoas tem na vida real. Todo mundo deseja estar perto de alguém inteligente, bem informado, atualizado e bom de papo.

Pois são exatamente esses os ingredientes que as pessoas esperam encontrar nas páginas empresariais no Facebook. Cabe a sua empresa determinar o que é legal, inteligente, atual, informativo e relevante para o seu público.

Não se enganem com a aparente facilidade das coisas na internet. Tudo é muito rápido, muito superficial e prático nas redes sociais. A internet nos leva a acreditar que para construir um relacionamento basta publicar alguns posts em nossas páginas com promoções relâmpago e os clientes virão. Lembre-se, assim como na vida real, relacionamentos levam tempo para serem construídos. Pelo menos os relacionamentos que valem a pena. E quais são os relacionamentos que realmente valem a pena para a sua empresa? Essa é uma pergunta que todo empresário deveria responder.

Para construir um relacionamento, primeiro é necessário entender quem é seu cliente. Assim como conhecer sua empresa e seus produtos, conhecer seus clientes é fundamental. Não se deve perder de vista que com o uso de uma rede social sua empresa passará a contar com seguidores em várias partes do país e quem sabe, dependendo do seu negócio, até mesmo em várias partes do mundo. Então, as vezes alguns empresários se assustam quando recebem o relatório do Facebook com a lista de pessoas que se tornaram fãs da sua empresa. Muitas vezes os clientes são de perfis totalmente distintos daqueles que o empresário costuma conhecer ou imaginar. Isso é mais frequente do que parece e as vezes leva a empresa a tomar uma atitude de redirecionamento total do seu negócio.

Por outro lado, em todo relacionamento deve haver um dialogo. Como levar as pessoas a dialogarem com a empresa por meio do Facebook. Esse é um tema para um livro inteiro, mas uma palavra pode resumir a questão: engajamento. As marcas devem promover um movimento constante entre seus fãs com artigos, posts, vídeos, tutoriais e também, porque não, promoções e ofertas que promovam o engajamento. O engajamento faz as pessoas se moverem, a discutirem , debaterem. O engajamento leva a um crescimento orgânico da rede de fãs dos clientes através da viralização das mensagens. Um like de um único fã pode se multiplicar a enésima potência, pois as pessoas nas redes sociais, assim como na vida se ligam por gostos e valores semelhantes. O impacto de uma mensagem relevante para um fã da sua empresa quase sempre vai ter o valor de multiplicação exatamente por causa dessa intricada engenharia social da qual fazem parte as redes sociais.

Concluindo, mas longe de querer esgotar o assunto, o que deve ser feito para que o Facebook potencialize a sua marca:
1 - Conheça sua empresa muito bem.
2 - Conheça tão bem quanto o seu consumidor.
3 - Publique conteúdo realmente relevante para seu consumidor (para o consumidor e não para você).
4 - Gere engajamento.

Em outro post daremos dicas práticas de como criar site que tenha vinculação com as redes sociais.

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