As redes sociais servem para vender?

O ser humano sempre procurou viver em grupos. Sempre foi assim, desde nossos antepassados mais remotos. As pessoas procuram se associar a outras pessoas que tenham interesses em comum. Esse comportamento social que permeia nossa sociedade encontrou um abrigo poderoso na tecnologia da informação.

Primeiro foram os emails que encurtaram distâncias e baratearão as comunicações. Então vieram as redes sociais. As redes sociais são sites que permitem que pessoas troquem informações, fotografias, arquivos, vídeos e qualquer outro tipo de dado em tempo real. No Brasil, o Orkut foi uma rede muito acessada até 2009. De lá para cá o Facebook, esse gigante conquistou mais de 60 milhões de corações brasileiros e o Orkut praticamente caiu no esquecimento.

Com todo o boom que as redes sociais trouxeram muitas pessoas começaram a se perguntar se não haveria espaço dentro do Facebook e de outras redes sociais para vender produtos e serviços. De fato, hoje em dia é possível montar uma loja virtual dentro do Facebook e vender diretamente lá dentro. Mas será que redes sociais são realmente locais adequados para vendas? A resposta mais apropriada é...depende. Depende fundamentalmente da abordagem de vendas. Imagine a seguinte situação: Você é convidado por um amigo para uma festa no domingo na casa dele. Você esta lá relaxado comentando sobre futebol ou último filme que você viu no cinema e de repente o dono da festa, seu amigo,que te convidou pede a atenção de todos. Ele começa então a fazer uma propaganda direta dos produtos que a empresa dele vende. Como você se sentiria? Invadido? Enganado? O Facebook é uma espécie de festa social onde todos procuram relaxar, trocar idéias e compartilhar com seus amigos.

Quando uma empresa abre uma página no seu site, ela seguramente esta pensando em converter. Em vendas. Claro, uma empresa, diferente de uma pessoa existe primariamente para dar lucro e sobreviver. Claro, existem outros objetivos mais nobres, mas sem vendas não existirá empresa. Isso é fato. Acontece que a abordagem de vendas no Facebook e em outras redes sociais deve ser derivado do relacionamento social que a empresa vai criar com seus clientes. E como se cria relacionamento com seus clientes, chamados de fãs na sua página do Facebook? Dando alguma coisa em troca da atenção do cliente. Uma fan page empresarial deveria ser muito mais que um canal de vendas, um local de contato, de relacionamento com seu cliente. Deveria ser um local onde ele encontre ofertas, claro, mas que encontre também informações sobre seus produtos, vídeos, tutoriais, dicas, cursos...tudo isso gratuitamente. Essa é a melhor forma de obter resultados e vender pelo Facebook. Muitos não-clientes se converterão a sua marca quando perceberem que sua empresa é fonte de conhecimento sobre determinado assunto.

Nas redes sociais as vendas acontecem também por referência e indicação. Os comentários que seus atuais clientes postaram a respeito de como sua empresa os tratou tem o poder de vender muito maior que qualquer verba publicitária que você pode empregar. Compreenda então, que é fundamental criar relacionamento com seus clientes. A partir daí as vendas acontecerão. Mas, lembre-se de que mídias sociais são canais que darão retorno a médio e longo prazo. Portanto, se sua empresa precisa de aumentar suas vendas drasticamente e já, pense em uma estratégia de vendas corpo a corpo e trabalhe em paralelo e com calma sua estratégia de redes sociais.

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