Anunciar no Google é um bom negócio. Com milhões de internautas navegando diariamente na internet a procura de serviços e produtos e com a grande maioria deles partindo do buscador para iniciar suas procuras, torna-se fundamental anunciar no Google.
Mas é preciso algum cuidado para que as expectativas sejam bem calibradas com a realidade. Hoje, em qualquer área do conhecimento humano, existem milhares de competidores. O empreendedor deve entender que se por um lado o Google derruba barreiras geográficas e coloca seu produto ou serviço na porta do cliente em qualquer lugar do mundo, também a concorrência passa a ser global. De fato, uma lojinha de bairro pode vender seus produtos para uma cidade em outro estado ou país, mas seu concorrente pode já não mais estar no mesmo bairro ou cidade e sim em qualquer parte do mundo.
Montar uma campanha no Google Adwords é relativamente fácil. Basta seguir alguns passos e rapidamente sua empresa terá uma campanha no ar. Montar uma campanha que dê resultados já são outros quinhentos, como diriam os nossos avós.
É preciso entender que existem três passos básicos para que sua campanha Adwords realmente realize conversões. Entenda-se aqui que conversão nem sempre significa uma venda de um bem ou serviço. Uma conversão pode ser a captura de dados pessoais de um cliente, uma inscrição ou cadastro, uma visualização de uma promoção e muitos outros.
Indo direto ao ponto, uma campanha de sucesso deve ter:
1 - Planejamento. Planejar envolve pesquisar, entender, explorar, diagnosticar, testar...É preciso que se invista tempo no entendimento de quem é seu público alvo, quais os termos que esse público utiliza para encontrar seu produto ou serviço, por quais canais, com qual frequência, a partir de qual dispositivo, quais são suas motivações, etc. A diferença entre uma campanha que houve planejamento e outra que não teve essa fase são os resultados. Enquanto na primeira, pode até haver uma alta taxa de visualização da divulgação da sua campanha, a taxa efetiva de conversão costuma ser baixa. Geralmente em campanhas bem planejadas, a alocação da verba tem uma destinação muito mais efetiva, trazendo para sua campanha realmente os clientes que você deseja converter.
2 - Execução controlada - Uma boa campanha deve ser acompanhada de perto. É necessário corrigir rota praticamente diariamente. Avaliar quais palavras ou termos tem trazido mais retorno, medir o custo x benefício de cada termo, avaliar a taxa de conversão. Existem ferramentas na internet que nos auxiliam a ter uma visão completa da realidade da nossa campanha. Pergunta: quantos empreendedores podem e tem condições de fazer essa avaliação por sí mesmos?
3 - Saber a hora de sair - Sim, uma campanha deve ser entendida como um projeto, com início, meio e fim. A maioria das agências digitais não vai te contar isso, mas uma campanha deve ser finita e não infinita. Sua empresa não pode cair na armadilha de ficar em um loop eterno de investimento em Adwords. É preciso diversificar os canais de publicidade e propaganda. Não crie uma dependência do Adwords de forma que sua única fonte de clientes seja ele.
Contar com uma assessoria profissional séria e com conhecimento é fundamental. Mas nada, absolutamente nada, pode substituir o interesse genuíno do empreendedor em participar da campanha ativamente.
Sr. Site
www.srsite.com.br
Mas é preciso algum cuidado para que as expectativas sejam bem calibradas com a realidade. Hoje, em qualquer área do conhecimento humano, existem milhares de competidores. O empreendedor deve entender que se por um lado o Google derruba barreiras geográficas e coloca seu produto ou serviço na porta do cliente em qualquer lugar do mundo, também a concorrência passa a ser global. De fato, uma lojinha de bairro pode vender seus produtos para uma cidade em outro estado ou país, mas seu concorrente pode já não mais estar no mesmo bairro ou cidade e sim em qualquer parte do mundo.
Montar uma campanha no Google Adwords é relativamente fácil. Basta seguir alguns passos e rapidamente sua empresa terá uma campanha no ar. Montar uma campanha que dê resultados já são outros quinhentos, como diriam os nossos avós.
É preciso entender que existem três passos básicos para que sua campanha Adwords realmente realize conversões. Entenda-se aqui que conversão nem sempre significa uma venda de um bem ou serviço. Uma conversão pode ser a captura de dados pessoais de um cliente, uma inscrição ou cadastro, uma visualização de uma promoção e muitos outros.
Indo direto ao ponto, uma campanha de sucesso deve ter:
1 - Planejamento. Planejar envolve pesquisar, entender, explorar, diagnosticar, testar...É preciso que se invista tempo no entendimento de quem é seu público alvo, quais os termos que esse público utiliza para encontrar seu produto ou serviço, por quais canais, com qual frequência, a partir de qual dispositivo, quais são suas motivações, etc. A diferença entre uma campanha que houve planejamento e outra que não teve essa fase são os resultados. Enquanto na primeira, pode até haver uma alta taxa de visualização da divulgação da sua campanha, a taxa efetiva de conversão costuma ser baixa. Geralmente em campanhas bem planejadas, a alocação da verba tem uma destinação muito mais efetiva, trazendo para sua campanha realmente os clientes que você deseja converter.
2 - Execução controlada - Uma boa campanha deve ser acompanhada de perto. É necessário corrigir rota praticamente diariamente. Avaliar quais palavras ou termos tem trazido mais retorno, medir o custo x benefício de cada termo, avaliar a taxa de conversão. Existem ferramentas na internet que nos auxiliam a ter uma visão completa da realidade da nossa campanha. Pergunta: quantos empreendedores podem e tem condições de fazer essa avaliação por sí mesmos?
3 - Saber a hora de sair - Sim, uma campanha deve ser entendida como um projeto, com início, meio e fim. A maioria das agências digitais não vai te contar isso, mas uma campanha deve ser finita e não infinita. Sua empresa não pode cair na armadilha de ficar em um loop eterno de investimento em Adwords. É preciso diversificar os canais de publicidade e propaganda. Não crie uma dependência do Adwords de forma que sua única fonte de clientes seja ele.
Contar com uma assessoria profissional séria e com conhecimento é fundamental. Mas nada, absolutamente nada, pode substituir o interesse genuíno do empreendedor em participar da campanha ativamente.
Sr. Site
www.srsite.com.br