O Ibope divulgou nessa semana que o Brasil tem 102 milhões de pessoas com acesso à internet. Se contar somente as pessoas que tem acesso a partir de casa e do trabalho são 72 milhões de brasileiros. Sem dúvida, trata-se de um número vistoso, tornando o Brasil um dos 10 países do mundo mais conectados à internet.
E que implicações esse fato traz ao comércio em geral? Imagine que agora existe um exercito de pessoas ávidas por consumir serviços e produtos, desde a mais básica borracha a produtos de altíssima tecnologia e também alimentos, roupas, medicamentos, hotelaria, transporte, diversão, etc.
De fato, fica difícil imaginar alguma área do comércio que não seja afetada por esse contingente de pessoas. A tecnologia traz consigo um novo consumidor, mais informado e consciente e também um grau mais elevado de concorrência. Sim, o consumidor agora com na internet passa a ter acesso uma gama muito maior de ofertas de um mesmo produto ou serviço. Para isso é preciso se preparar. O empreendedor antenado, entretanto, deve encarar esse fato como uma oportunidade e não um ameaça. A internet abre as portas do mundo literalmente para os pequenos empreendimentos locais. Temos inúmeros casos de clientes de souberam aproveitar a potencialidade da internet para alavancar seus pequenos negócios.
Ter um site bem feito ou um e-commerce bem elaborado são a ponta do iceberg para quem pretende vender pela internet. É preciso estabelecer processos simples e básicos na retaguarda dos sites para que sua loja possa lucrar com a internet. Não é nada de outro mundo e não necessariamente envolvem custos elevados. Mas ter um contrato com os correios para garantir as entregas, ser atento aos pedidos que chegam e estabelecer um canal fácil de comunicação com os clientes por telefone e email são procedimentos básicos que qualquer empresa pode e deve cumprir. Ter a nota fiscal eletrônica nos municípios onde essa possibilidade existe também é um grande facilitador.
É importante também entender que a comunicação, o marketing devem ser adequados ao novo canal. Não pense em transportar a comunicação atual da sua empresa "real" para o mundo virtual. Se você tem uma loja voltada para o público jovem, não tente encontra-lós por panfletos e cartazes. Eles estão nas redes sociais, blogs e bate-papos online. É lá que sua comunicação deve ser focada.
Enfim, 102 milhões de brasileiros agora teclando na internet procurando serviços e produtos. Sua empresa vai ficar fora dessa?
Sr. Site
www.srsite.com.br
E que implicações esse fato traz ao comércio em geral? Imagine que agora existe um exercito de pessoas ávidas por consumir serviços e produtos, desde a mais básica borracha a produtos de altíssima tecnologia e também alimentos, roupas, medicamentos, hotelaria, transporte, diversão, etc.
De fato, fica difícil imaginar alguma área do comércio que não seja afetada por esse contingente de pessoas. A tecnologia traz consigo um novo consumidor, mais informado e consciente e também um grau mais elevado de concorrência. Sim, o consumidor agora com na internet passa a ter acesso uma gama muito maior de ofertas de um mesmo produto ou serviço. Para isso é preciso se preparar. O empreendedor antenado, entretanto, deve encarar esse fato como uma oportunidade e não um ameaça. A internet abre as portas do mundo literalmente para os pequenos empreendimentos locais. Temos inúmeros casos de clientes de souberam aproveitar a potencialidade da internet para alavancar seus pequenos negócios.
Ter um site bem feito ou um e-commerce bem elaborado são a ponta do iceberg para quem pretende vender pela internet. É preciso estabelecer processos simples e básicos na retaguarda dos sites para que sua loja possa lucrar com a internet. Não é nada de outro mundo e não necessariamente envolvem custos elevados. Mas ter um contrato com os correios para garantir as entregas, ser atento aos pedidos que chegam e estabelecer um canal fácil de comunicação com os clientes por telefone e email são procedimentos básicos que qualquer empresa pode e deve cumprir. Ter a nota fiscal eletrônica nos municípios onde essa possibilidade existe também é um grande facilitador.
É importante também entender que a comunicação, o marketing devem ser adequados ao novo canal. Não pense em transportar a comunicação atual da sua empresa "real" para o mundo virtual. Se você tem uma loja voltada para o público jovem, não tente encontra-lós por panfletos e cartazes. Eles estão nas redes sociais, blogs e bate-papos online. É lá que sua comunicação deve ser focada.
Enfim, 102 milhões de brasileiros agora teclando na internet procurando serviços e produtos. Sua empresa vai ficar fora dessa?
Sr. Site
www.srsite.com.br