Turbine suas vendas no dia dos namorados - Cupons Promocionais

O comércio aguarda com ansiedade o dia dos namorados. A data é muito importante dentro do calendário do comércio no país. De fato, pesquisa da Federação do Comércio mostram que as vendas costumam aumentar entre 10% a 40% nos dias que antecedem o evento, variando de acordo com o segmento.

Os varejistas procuram aproveitar essa data e utilizam os já tradicionais meios de promoção e propaganda para deslanchar nas vendas: cartazes, panfletos, faixas,etc. Sem dúvidas, a divulgação é fundamental e sem ela sua empresa nem entrará no radar dos clientes.

Entretanto, tem crescido entre os empreendedores, sobretudo entre aqueles antenados com as novas mídias, a divulgação através das mídias digitais. Sabe-se que principalmente o público entre 18 e 35 anos é muito mais susceptível a promoções em redes sociais do que a tradicional mídia offline como o panfleto por exemplo.

Um bom planejamento prévio pode dar pistas de onde seu público está no meio digital. Sua empresa é voltada para o público jovem, classe A e B? Promoções no Facebook e Twitter com certeza darão muito resultado. Seu público é mais sênior, com homens e mulheres na faixa superior aos 30 anos? Email marketing bem produzido e segmentado tem a possibilidade de grande retorno.

Conhecido o seu público e definido o canal de divulgação, uma boa alternativa são os cupons promocionais. Cupons promocionais são uma sequência de letras e números que identificam uma promoção e que dão direito ao seu detentor a algum tipo de vantagem na realização de uma compra no seu estabelecimento. Pode ser um desconto na conta do seu restaurante ou uma venda relacionada, do tipo "compre uma peça e leve duas" no caso de lojistas de roupas.

De fato, existe um sem fim de situações onde o cupom promocional pode ser usado. No último dia dos namorado, em 2012, elaboramos e executamos várias campanhas promocionais em diversas mídias digitais para vários clientes mas usando sempre a mensagem com o código de um cupom promocional. Os resultado variaram de bom a excelente, sendo que em todas as campanhas os nossos clientes tiveram retorno acima do esperado nas vendas.

Existem programas específicos para geração de cupons de desconto, mas o pequeno empreendedor não precisa de recursos sofisticados. Uma planilha Excel e um pouco de imaginação podem ser usados para geração de códigos de cupons que ao serem usados pelos clientes podem ser manualmente  validados na citada planilha evitando assim seu reuso.

O empreendedor deve ter em mente que sacrifica parte da suas margens de lucro em produtos específicos pode ser uma estratégia interessante, pois os resultados mostram que o cliente que vem até o lojista munido de um cupom de desconto geralmente faz uma compra maior do que aquele que não tem um cupom. Muitas compras são motivadas por impulso e o cliente que possuiu um cupom de desconto tende a gastar mais no momento da compra.

Enfim, o uso de cupons de desconto pode ser mais um aliado para alavancar as vendas da sua empresa nessa importante data do calendário do comércio nacional.

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