Marketing Digital - Ferramenta de negócios

Muitas empresas já estão aproveitando o comércio eletrônico e fechando grandes negócios. Algumas dessas empresas começaram a utilizar o canal online como uma "segunda" opção para potencializar suas vendas do canal físico, mas com o tempo, passaram a ter um retorno as vezes maior pelo canal online. Algumas empresas chegaram mesmo a fechar seu estabelecimento físico e a trabalhar somente com sua operação online, tamanho o resultado obtido. O maior expoente dessa situação extrema foi a NetShoes que começou suas operações como uma pequena sapataria no centro de São Paulo e acabou se tornando um gigante de 2 bilhões de reais de faturamento por ano operando exclusivamente na internet.

Criar um site é somente parte de uma estratégia de marketing digital que deve ser montada por todas as empresas atualmente. De fato, os pequenos empresários são os que mais tem a ganhar, visto que a internet consegue trazer para o pequeno empreendedor, escala e volume que somente os grandes varejistas conseguem obter com investimentos em lojas físicas e filiais espalhadas por todo o território nacional.

O marketing é uma ciência antiga, porém o digital é muito novo. Nós todos ainda estamos aprendendo como usar as ferramentas da internet para gerar mais negócios e ganhar dinheiro. Engana-se quem pensa que marketing digital restringe-se a criar um perfil nas redes sociais e pronto. Sem dúvida essa atividade faz parte do processo de marketing digital, mas os resultados mais concretos vem de uma estratégia integrada que envolve muito planejamento, uma execução precisa e bastante controle e correção de rota.

Montar um site, criar perfis em redes socias e montira-lós, divulgar em banner em sites específicos, anunciar no Google e no Facebook são atividades operacionais que se desdobram de planos táticos montados a partir de um planejamento estratégico com visão de mais longo alcance por parte dos empreendedores. Nesse momento o empreendedor deve estar se perguntando como fazer tudo isso, além de tocar o seu próprio negócio (comprar, vender, pagar fornecedores, contratar e demitir pessoal, etc). Sem dúvida alguma   para que uma estratégia de marketing digital dê certo vai ser necessário o envolvimento do dono do negócio. É um erro crasso achar que basta contratar uma agência e deixar que ela resolva tudo para você. Uma agência pode ajudar a executar uma estratégia, mas a elaboração da estratégia e o monitoramento da execução dependem do envolvimento direto do proprietário da empresa. Afinal, será a imagem da sua empresa que estará sendo lançada na rede. Definir qual a mensagem a ser passada, para quem e como deve ser prioridade do empreendedor.

Marketing digital traz resultados, mas é necessário investimentos de tempo e dedicação da empresa para que os resultados apareçam. Não acredite em fórmulas milagrosas vendidas por agências inescrupulosas que prometem colocar sua empresa em primeiro lugar no Google e que depois desaparecem te deixando com um grande problema de imagem na mão.

Sr. Site
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