E-commerce traz pouco tráfego para loja física

Pesquisa do instituto RSR com proprietários de lojas físicas que também tem lojas online mostra que para a grande maioria desses empresários (53%) o e-commerce não atrai clientes para a loja física.

Ainda segundo esses empresários iniciativas em redes sociais e email marketing são as principais ações de marketing digital que atraem visitantes para lojas físicas.

Fica fácil entender esse dinâmica quando se percebe que o perfil do consumidor online é realmente diferente do perfil do consumidor do mundo de tijolos e cimento. De fato, se o consumidor online acessa uma loja virtual e encontra ali o produto desejado, dificilmente ele se encaminha até a loja física fazendo ali mesmo, na web, a transação final de vendas.

Considero essa uma tendência irreversível e a medida que os dispositivos móveis crescem em volumes e recursos, a banda larga se expande e aumenta o poder de renda e educação da população brasileira, veremos cada vez mais uma mudança de postura dos consumidores e as lojas físicas cada vez mais perdendo relevância. Logicamente esse fenômeno se intensificará em um primeiro momento nas regiões sul e sudeste do país onde o poder de consumo e informação ainda é maior que no restante do país.

Interessante notar que aqui esta havendo apenas uma compensação, ou seja, os empresários que montaram suas plataformas de lojas virtuais também tem empreendimentos no mundo físico e as perdas nas vendas em estabelecimentos reais são compensadas e as vezes superadas pelas vendas no mundo digital.

Cada vez mais veremos grandes redes de loja nascendo, crescendo e faturando totalmente no mundo online.

Sr. Site
www.srsite.com.br