Cuide do seu cadastro de clientes
Se eu tivesse a oportunidade de falar para cada pequeno empresário do país apenas uma dica, esta seria: cuide bem do seu cadastro de clientes.
Não existe nada mais valioso para uma empresa do que seu cadastro de clientes. Sabem quem são, quando compram, porque compram, onde compram e o que compram é fundamental para a perenidade de qualquer empresa.
Muitos empresários perdem a chance de ouro de colher alguns preciosos dados dos seus clientes. Com nome, telefone (celular) e email já da para fazer muitas ações de marketing, não invasivas, que quando bem feitas podem contribuir com até 30% das vendas.
Todo mundo conhece a máxima de que conquistar um cliente novo é 10 vezes mais difícil que manter um cliente já existente. Porque será então que a maioria dos empresários neglicencia essa prática tão simples de ter um cadastro de clientes montado?
Alguns alegam falta de tempo, mas essa tarefa não precisa consumir muito tempo e nem dinheiro. Que tal uma folha na mesa do restaurante convidando o cliente a um desconto de 5% na sua próxima refeição. Em troca peça seu nome, telefone e email. E se você tem uma loja de roupas femininas, porque não na hora do pagamento no caixa, informar ao cliente que se ele se cadastrar receberá gratuitamente dicas de moda na sua caixa postal? Pesquisas mostram que 90% dos clientes quando questionados sobre a participação em ações desse tipo topam sem dúvidas.
Enfim, não há motivo para que o cadastro de clientes não seja criado e mantido com carinho.
Sr. Site
www.srsite.com.br
Se eu tivesse a oportunidade de falar para cada pequeno empresário do país apenas uma dica, esta seria: cuide bem do seu cadastro de clientes.
Não existe nada mais valioso para uma empresa do que seu cadastro de clientes. Sabem quem são, quando compram, porque compram, onde compram e o que compram é fundamental para a perenidade de qualquer empresa.
Muitos empresários perdem a chance de ouro de colher alguns preciosos dados dos seus clientes. Com nome, telefone (celular) e email já da para fazer muitas ações de marketing, não invasivas, que quando bem feitas podem contribuir com até 30% das vendas.
Todo mundo conhece a máxima de que conquistar um cliente novo é 10 vezes mais difícil que manter um cliente já existente. Porque será então que a maioria dos empresários neglicencia essa prática tão simples de ter um cadastro de clientes montado?
Alguns alegam falta de tempo, mas essa tarefa não precisa consumir muito tempo e nem dinheiro. Que tal uma folha na mesa do restaurante convidando o cliente a um desconto de 5% na sua próxima refeição. Em troca peça seu nome, telefone e email. E se você tem uma loja de roupas femininas, porque não na hora do pagamento no caixa, informar ao cliente que se ele se cadastrar receberá gratuitamente dicas de moda na sua caixa postal? Pesquisas mostram que 90% dos clientes quando questionados sobre a participação em ações desse tipo topam sem dúvidas.
Enfim, não há motivo para que o cadastro de clientes não seja criado e mantido com carinho.
Sr. Site
www.srsite.com.br