Percentual de Lojas Virtuais que fecham ainda é alto

Motivados talvez pelas fantasiosas histórias contadas pela impressa que mostram profissionais que largaram tudo e montaram um comércio eletrônico, administrando o mesmo a partir de suas casas ou mesmo na praia tem inspirado muitos empreendedores a investir nesse segmento.

Acontece que a realidade é bem mais cinza do que pintam essa reportagens. segundo a Camara Brasileira de Comércio Eletrônico, 3 em cada 10 negócios virtuais fecham as portas antes de completar um ano de vida. O indice de mortalidade é 25% superior aos números encontrados em lojas físicas.

O problema maior é que a maiorias dessas lojas virtuais são abertas apenas pelo impulso do empreendedor sem maiores estudos ou planejamentos. É necessário estudar bem o mercado onde sua empresa vai atuar, seus concorrentes, a política de preços estabelecida, as margens de lucro, os impostos e legislação incidente. E logicamente tem que conhecer muito bem o seu público alvo. Será que existe realmente demanda em volume e qualidade suficiente para bancar o crescimento do negócio? E a logística? Quem serão os meus parceiros logísticos e agentes financeiros?

Tomada a decisão consciente de criar um negócio virtual, o empreendedor deve fazer uma avaliação criteriosa dos possíveis fornecedores de soluções de e-commerce do mercado, levando em conta sempre as características do seu negócio e o que cada plataforma disponibiliza e a que custo.

Por fim, mas não menos importante, é necessário um plano de marketing bem elaborado e principalmente uma execução constante das ações planejadas e o constante monitoramento dos resultados e ajustes a serem feitos.

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