Marketing nas pequenas empresas - um cenário não consolidado
Investir em marketing e divulgação definitivamente é uma questão importante para qualquer empresa e em especial para os pequenos empreendedores. A internet pode ser uma excelente aliada para os empresários.
Infelizmente essa ainda não é a realidade da maiores das pequenas empresas. Segundo levantamento do SEBRAE-MG em final de 2012, em um universo de 200 empresas pesquisadas, somente 28,4% tem um site. Se forem avaliadas somente empresas do ramo de comércio, apenas 19% possuem um site.
Segundo o mesmo orgão, os empreendedores contam hoje em dia com alternativas baratas e acessíveis aos pequenos empresários., como a parceria entre o Sebrae e o Mercado Livre. Mas falta ainda conhecimento em relação os custos e funcionamento dessas soluções.
O marketing é uma atividade essencial as empresas e deve ser entendido como um processo que tem um ciclo sem fim e não como um atividade pontual. Muitas vezes os pequenos empresários investem na distribuição de panfletos ou faixas espalhadas pelo seu bairro, sem entender que com o mesmo investimento pode atingir milhares e milhares de consumidores muito além das fronteiras geográficas do seu estabelecimento. E com uma grande vantagem: é possível medir os resultados. As ferramentas estão ai disponíveis: email marketing, sms marketing, geomarketing. São termos as vezes complicados e parecem um tanto quanto indigestos, mas com a assessoria de um boa empresa de marketing digital é possível utiliza-lás plenamente e com resultados excelentes, com custos, geralmente inferiores a publicidade tradicional.
É preciso, enfim, desmistificar essa tecnologia que esta ai e que favorece exatamente que tem poucos recursos. O empresário brasileiro deve entender o marketing como uma atividade tão importante quanto a operação do seu negócio.
Sr. Site
www.srsite.com.br
Investir em marketing e divulgação definitivamente é uma questão importante para qualquer empresa e em especial para os pequenos empreendedores. A internet pode ser uma excelente aliada para os empresários.
Infelizmente essa ainda não é a realidade da maiores das pequenas empresas. Segundo levantamento do SEBRAE-MG em final de 2012, em um universo de 200 empresas pesquisadas, somente 28,4% tem um site. Se forem avaliadas somente empresas do ramo de comércio, apenas 19% possuem um site.
Segundo o mesmo orgão, os empreendedores contam hoje em dia com alternativas baratas e acessíveis aos pequenos empresários., como a parceria entre o Sebrae e o Mercado Livre. Mas falta ainda conhecimento em relação os custos e funcionamento dessas soluções.
O marketing é uma atividade essencial as empresas e deve ser entendido como um processo que tem um ciclo sem fim e não como um atividade pontual. Muitas vezes os pequenos empresários investem na distribuição de panfletos ou faixas espalhadas pelo seu bairro, sem entender que com o mesmo investimento pode atingir milhares e milhares de consumidores muito além das fronteiras geográficas do seu estabelecimento. E com uma grande vantagem: é possível medir os resultados. As ferramentas estão ai disponíveis: email marketing, sms marketing, geomarketing. São termos as vezes complicados e parecem um tanto quanto indigestos, mas com a assessoria de um boa empresa de marketing digital é possível utiliza-lás plenamente e com resultados excelentes, com custos, geralmente inferiores a publicidade tradicional.
É preciso, enfim, desmistificar essa tecnologia que esta ai e que favorece exatamente que tem poucos recursos. O empresário brasileiro deve entender o marketing como uma atividade tão importante quanto a operação do seu negócio.
Sr. Site
www.srsite.com.br