O USO DE TABLETS PARA EQUIPES DE VENDAS

A evolução das tecnologias tem tornado a vida dos representantes comerciais e equipes de vendas senão mais fácil, pelo menos mais produtivas.

Antigamente, vendedores saiam a campo portando pesadas pastas com mostruários, tabelas e mais tabelas de preços, talonários de pedidos e outros itens que compõem o kit básico de ferramentas de qualquer vendedor. Havia uma dificuldade muito grande em validar pedidos dos clientes, uma vez que o vendedor não tinha acesso em tempo real ao seu estoque e mesmo por telefone as informações geralmente eram controversas e imprecisas. Isso causava perdas de vendas e negócios. Essa ainda é uma realidade comum para muitas empresas.

Entretanto, hoje em dia é possível, mesmo para as pequenas empresas ter acesso a equipamentos do estilo dos tablets que associados a softwares, muito deles gratuitos, podem fazer com o que o processo de venda seja muito mais direto e objetivo, visto que um vendedor em campo pode obter dados reais de produção e dessa forma oferecer o produto certo que o cliente deseja, com um nível de precisão muito maior.

Para elucidar, vamos dar um exemplo básico: vendedores de uma pequena rede atacadista da cidade de Suzano no interior de São Paulo passou por um processo de informatização da sua força de vendas. Foram comprados 5 tablets de categoria "inferior" com um custo individual de R$ 280,00 cada e foi contratado o desenvolvimento de um software que interligou sua força de vendas diretamente ao gerenciamento de estoque da citada empresa. Foram contratados também um plano de dados móvel para acesso à internet. Esses vendedores então passaram a ir a campo munidos desses tablets e do software interligado ao controle de estoque. Foram feitas medições de desempenho, levando-se em contato 3 itens especificamente: número de vendas fechadas, quantidade de visitas executadas por vendedor, valor média das vendas. Depois do período de avaliação foi detectado que todos os três itens tiveram incrementos consideravéis, visto que o próprio uso do dispositivo (tablet) associado ao catalógo de produtos, tornou o interesse pelos produtos, mais acurado nos clientes. Entretanto, o item de maior relevância e que houve maior repercussão foi o item relacionado a quantidade de vendas executadas por vendedor. Isso ficou evidente pois o tablet permitiu uma agilidade maior no desempenho do vendedor, que logado ao site da empresa, apresentava seu catalogo de produtos de forma on-line. O site da empresa por sinal, foi muito bem elaborado e continha o catalogo de produtos e serviços da empresa com um nível de detalhe e apresentação excelentes.

O exemplo acima é somente um exemplo de como utilizar uma ferramenta para auxiliar no processo de vendas de uma empresa. Lembrando que os custos atuais de acesso a essa tecnologia já estão em um patamar que torna possível uma pequena empresa utiliza-ló.

Em um próximo post mostraremos como utilizar os dispositivos móveis em empreendimentos específicos de forma integrada a sua estratégia de marketing e vendas.

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