NATIVOS DIGITAIS - COMO A NOVA GERAÇÃO VAI INFLUENCIAR O CONSUMO
Sou da chamada geração X, ou seja, das pessoas que nasceram na década de 80. Naquela época os computadores começavam a engatinhar no Brasil e somente após 1984 a chamada reserva de mercado foi abolida. Até então, os fabricantes brasileiros de computadores eram protegidos pelo governo e não sofriam com a concorrência externa. Na verdade quem sofria eramos nós, pois nossa tecnologia sempre esteve atrasada em relação aos países do primeiro mundo. Me lembro até hoje do primeiro PC que vi na vida. Era um XT 286 que tinha a "incrível" velocidade de 3Mhz...
Esse tempo ficou para trás e surgiu a chamada geração Y, ou aqueles que nasceram na década de 90 para frente. Esse pessoal já pegou uma fase mais avançada de desenvolvimento da tecnologia no país. Não só do ponto vista de tecnologia da informação mas também das comunicações. Os celulares se tornaram comuns e era fácil ver alguém carregando um desses aparelhos na cintura.
Estamos vendo agora nascer a chamada geração Z, ou seja, aqueles que nasceram no ano 2000 em diante. Esses já nascem com um computador no berço...
O nativos da geração Z são submetidos totalmente a tecnologia. Minha filha de 7 anos tem um laptop infantil que tem muito mais poder de processamento do que o citado XT 286 a que me referi mais acima. Ainda que ela não saiba, no meu tempo, seu brinquedo teria sido uma revolução. Essa geração esta crescendo ao som de músicas digitais baixadas no seu iPod, trocam fotos com os colegas por redes sociais e se comunicam por MSN mesmo estando no mesmo recinto!
Por enquanto, o mercado como um todo convive com diversas gerações diferentes e o volume de crianças da geração Z ainda não teve tempo de amadurecer para provocar mudanças impactantes. Mas basta olhar no horizonte para enxergar a tempestade que vem por ai.
Totalmente absorvidos pela tecnologia, essa geração vai mudar completamente dentro de 10 ou 15 anos a forma de fazer negócios. Um novo nome já esta sendo dado aos novos consumidores, geralmente adolescentes e mesmo alguns adultos "antenados" com as mudanças de comportamento: showroomers.
Os showroomers são aqueles clientes que entram na sua loja, verificam seus produtos, medem, cheiram, pesam...mas ao final do processo voltam para casa ou dali mesmo de dentro da loja física, realizam a compra pela internet.
Alguns empresários nesse momento devem estar balançando a cabeça e dizendo: "que idiotice". Eu sei, é difícil para que pessoas das gerações anteriores compreendam os novos hábitos de consumo, mas sinceramente é melhor correr...
Estamos diante de uma mudança irreversível de hábitos e aqueles que demorarem a se posicionar vão ficar a ver navios. Não quero aqui de forma alguma ser alarmista, mas é importante que todos compreendam o cenário que estamos inseridos. Ainda que você não goste e não frequente redes sociais, seu negócio de um forma ou de outra vai precisar se inserir nesse contexto.
Em outro post vou falar sobre como em alguns países a chegada da geração digital já esta impactando o consumo.
Sr. Site
Sou da chamada geração X, ou seja, das pessoas que nasceram na década de 80. Naquela época os computadores começavam a engatinhar no Brasil e somente após 1984 a chamada reserva de mercado foi abolida. Até então, os fabricantes brasileiros de computadores eram protegidos pelo governo e não sofriam com a concorrência externa. Na verdade quem sofria eramos nós, pois nossa tecnologia sempre esteve atrasada em relação aos países do primeiro mundo. Me lembro até hoje do primeiro PC que vi na vida. Era um XT 286 que tinha a "incrível" velocidade de 3Mhz...
Esse tempo ficou para trás e surgiu a chamada geração Y, ou aqueles que nasceram na década de 90 para frente. Esse pessoal já pegou uma fase mais avançada de desenvolvimento da tecnologia no país. Não só do ponto vista de tecnologia da informação mas também das comunicações. Os celulares se tornaram comuns e era fácil ver alguém carregando um desses aparelhos na cintura.
Estamos vendo agora nascer a chamada geração Z, ou seja, aqueles que nasceram no ano 2000 em diante. Esses já nascem com um computador no berço...
O nativos da geração Z são submetidos totalmente a tecnologia. Minha filha de 7 anos tem um laptop infantil que tem muito mais poder de processamento do que o citado XT 286 a que me referi mais acima. Ainda que ela não saiba, no meu tempo, seu brinquedo teria sido uma revolução. Essa geração esta crescendo ao som de músicas digitais baixadas no seu iPod, trocam fotos com os colegas por redes sociais e se comunicam por MSN mesmo estando no mesmo recinto!
Por enquanto, o mercado como um todo convive com diversas gerações diferentes e o volume de crianças da geração Z ainda não teve tempo de amadurecer para provocar mudanças impactantes. Mas basta olhar no horizonte para enxergar a tempestade que vem por ai.
Totalmente absorvidos pela tecnologia, essa geração vai mudar completamente dentro de 10 ou 15 anos a forma de fazer negócios. Um novo nome já esta sendo dado aos novos consumidores, geralmente adolescentes e mesmo alguns adultos "antenados" com as mudanças de comportamento: showroomers.
Os showroomers são aqueles clientes que entram na sua loja, verificam seus produtos, medem, cheiram, pesam...mas ao final do processo voltam para casa ou dali mesmo de dentro da loja física, realizam a compra pela internet.
Alguns empresários nesse momento devem estar balançando a cabeça e dizendo: "que idiotice". Eu sei, é difícil para que pessoas das gerações anteriores compreendam os novos hábitos de consumo, mas sinceramente é melhor correr...
Estamos diante de uma mudança irreversível de hábitos e aqueles que demorarem a se posicionar vão ficar a ver navios. Não quero aqui de forma alguma ser alarmista, mas é importante que todos compreendam o cenário que estamos inseridos. Ainda que você não goste e não frequente redes sociais, seu negócio de um forma ou de outra vai precisar se inserir nesse contexto.
Em outro post vou falar sobre como em alguns países a chegada da geração digital já esta impactando o consumo.
Sr. Site