MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS
Gostaria de começar esse post com uma pergunta: Qual o lugar do marketing na sua lista de prioridades para destacar seu negócio?
Antes de responder a pergunta, tente descrever em poucas palavras qual é a sua especialidade, qual o seu negócio, quem são seus consumidores e clientes e qual o valor que você entrega para eles.
A idéia principal do marketing é ter um planejamento que destaque os seus pontos fortes e que principalmente torne sua empresa diferente na visão do cliente.
Nesse sentido vale refletir: quais são os diferenciais da sua empresa? Por que meu cliente compra de mim e não do meu concorrente?
Um bom marketing começa com o "convencimento" interno da sua equipe, do seu time. Todos na sua empresa tem que estar convencido de que você vende um produto ou serviço que valha a pena. Para tanto, um trabalho de endomarketing tem que ser realizado, porém, o principal é valorizar seus profissionais e conseguir assim o comprometimento desses com a causa da empresa. Quantas e quantas vendas são perdidas diariamente porque os profissionais das empresas atendem mal, não se comprometem com o seu trabalho e nem com sua empresa. Isso é mais evidente ainda com relação as pequenas empresas, onde geralmente, a ausência de um plano de carreira limita a evolução profissional dos empregados e isso gera desmotivação.
Portanto, a primeira parte de uma boa estratégia de marketing é cuidar do seu time. Todos em uma empresa são vendedores, inclusive os técnicos que realizam a atividade fim.
Um outro aspecto importante a ser considerado quando se fala de marketing para pequenas empresas, diz respeito ao processo de educação que tem que ser realizado com o seu cliente. Quanto mais elaborado o produto ou serviço, mais educado e informado o cliente tem que ser. Ou seja, é preciso as vezes ensinar ao mercado o que você esta vendendo. Para isso é preciso ser conhecido e aparecer. A publicidade e a propaganda são ferramentas de marketing que devem ser usadas permanentemente. Alguns dirigente ainda acreditam que basta uma campanha sazonal com uma distribuição de panfletos e um carro de som rodando alguns dias da semana para que as vendas aconteçam. Ledo engano. Marketing é um trabalho constante que começa com um bom planejamento, uma rigorosa execução e um bom acompanhamento.
Marketing enfim é dialógo e nada melhor que as ferramentas atuais disponibilizadas pela tecnologia da informação para reforçarem e potencializarem esse dialógo.
Em um próximo post falaremos mais sobre esse assunto.
Sr. Site
Gostaria de começar esse post com uma pergunta: Qual o lugar do marketing na sua lista de prioridades para destacar seu negócio?
Antes de responder a pergunta, tente descrever em poucas palavras qual é a sua especialidade, qual o seu negócio, quem são seus consumidores e clientes e qual o valor que você entrega para eles.
A idéia principal do marketing é ter um planejamento que destaque os seus pontos fortes e que principalmente torne sua empresa diferente na visão do cliente.
Nesse sentido vale refletir: quais são os diferenciais da sua empresa? Por que meu cliente compra de mim e não do meu concorrente?
Um bom marketing começa com o "convencimento" interno da sua equipe, do seu time. Todos na sua empresa tem que estar convencido de que você vende um produto ou serviço que valha a pena. Para tanto, um trabalho de endomarketing tem que ser realizado, porém, o principal é valorizar seus profissionais e conseguir assim o comprometimento desses com a causa da empresa. Quantas e quantas vendas são perdidas diariamente porque os profissionais das empresas atendem mal, não se comprometem com o seu trabalho e nem com sua empresa. Isso é mais evidente ainda com relação as pequenas empresas, onde geralmente, a ausência de um plano de carreira limita a evolução profissional dos empregados e isso gera desmotivação.
Portanto, a primeira parte de uma boa estratégia de marketing é cuidar do seu time. Todos em uma empresa são vendedores, inclusive os técnicos que realizam a atividade fim.
Um outro aspecto importante a ser considerado quando se fala de marketing para pequenas empresas, diz respeito ao processo de educação que tem que ser realizado com o seu cliente. Quanto mais elaborado o produto ou serviço, mais educado e informado o cliente tem que ser. Ou seja, é preciso as vezes ensinar ao mercado o que você esta vendendo. Para isso é preciso ser conhecido e aparecer. A publicidade e a propaganda são ferramentas de marketing que devem ser usadas permanentemente. Alguns dirigente ainda acreditam que basta uma campanha sazonal com uma distribuição de panfletos e um carro de som rodando alguns dias da semana para que as vendas aconteçam. Ledo engano. Marketing é um trabalho constante que começa com um bom planejamento, uma rigorosa execução e um bom acompanhamento.
Marketing enfim é dialógo e nada melhor que as ferramentas atuais disponibilizadas pela tecnologia da informação para reforçarem e potencializarem esse dialógo.
Em um próximo post falaremos mais sobre esse assunto.
Sr. Site