DICAS PARA SEU EMAIL MARKETING FUNCIONAR

O email foi uma revolução nas comunicações que ganhou força na década de 90. Milhares de mensagens começaram a ser trocadas entre as pessoas e empresas e sem dúvida essa tecnologia provocou uma quebra de paradigma. Quem maior de 30 anos não se lembra daqueles livros de protocolo, que aliás são usados até hoje para acusar o recebimento de uma correspondência. O email chegou e mudou a ordem das coisas.

Hoje em dia já se discute o fim dos emails. Fala-se que as redes sociais estão mudando a forma de comunicação na sociedade criando um novo paradigma digital. Eu particularmente não acredito que o email vai morrer, apenas acho que ele vai mudar um pouco seu papel.

Um papel importante que o email já esta exercendo é o de publicidade e propaganda. Utilizar o email para divulgar produtos e serviços é genericamente conhecido como Email Marketing. Diferente do SPAM, o email marketing é uma comunicação entre empresas e pessoas onde existe intrinsecamente a autorização para tal comunicação. Já no SPAM as mensagens são via de regra indesejadas.

Mas, para que o email funcione como uma ferramenta de propaganda ele deve seguir regras novas, trazidas pela mudança de comportamento dos consumidores, que agora estão no mundo digital. Se do trajeto da sua casa ao trabalho você recebe 10 panfletos com propagandas promocionais, na internet, basta acessar sua caixa postal e em segundos receber 100 propagandas digitais. Ou seja, o consumidor tem que aplicar filtros para que consiga absorver a enorme quantidade de propaganda que existe hoje.

E como tornar o seu email relevante para o seu consumidor. Antes de mais nada, a empresa deve se perguntar: qual é o meu consumidor? Sim, é preciso saber qual o público alvo da sua ação de marketing. Quem se deseja atingir? Qual a abrangência da minha campanha de email marketing? Serão consumidores locais ou geograficamente distintos?

Seu email deve ser relevante. E o que é relevância. Escolhido o público alvo certo, deve-se enviar mensagens que são de interesse daquele público. Por exemplo, não adianta enviar propagandas de roupas para bebes para mulheres solteiras menores de 25 anos. A relevância do assunto para esse público é baixa. Eventualmente uma ou outra dessas mulheres pretende ser mãe, ou tem algum sobrinho pequeno na família, mas com certeza ela não compõe seu público alvo.

Fala-se em taxa de abertura de email marketing. Já vimos que para que uma campanha de email marketing seja efetiva é preciso em primeiro lugar saber quem é seu público e em segundo lugar enviar uma mensagem que seja relevante para esse público. Devemos atentar para um terceiro fator que é a qualidade da mensagem. A mensagem em si deve ser clara, objetiva, limpa e ao mesmo tempo agradável a leitura. Pense que sua mensagem esta competindo com 100 outras mensagens pela atenção do seu cliente.

Por último  mas sem querer esgotar o assunto, temos que lembrar que o mais importante de se ter em mente quando criamos uma campanha de email marketing é lembrar de uma palavra: Relacionamento.

Relacionamento deve ser a chave de campanhas de email marketing. Se você é uma loja de roupas de moda, não adianta manda exclusivamente emails com propagandas de produtos que você vende. É estranho, mas apesar do email marketing ser uma ferramenta de vendas, essas vendas acontecem através de relacionamento. E como todos sabemos, relacionamento se constrói com o tempo.

Falaremos especificamente de relacionamento em outro post desse blog.

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