Como as redes sociais influenciam no comportamento do consumidor
Segundo o instituto de pesquisas Rakuten, em pesquisa divulgada recentemente, 63% dos brasileiros tem recomendado produtos através das redes sociais.
A pesquisa entrevistou consumidores de vários países entre eles o Brasil. Ficou claro na pesquisa que cada vez mais os consumidores online tem feito recomendações de compra utilizando redes sociais como Facebook e o próprio Twitter.
Em alguns países com a Indonésia, o grau de adesão a dispositivos móveis ligados à internet é enorme e a população faz uso intensivo desses dispositivos para postar mensagens nas redes sociais, as vezes, de dentro do próprio estabelecimento.
O empresário brasileiro deve avaliar com muito cuidado esse movimento do consumidor, pois o alcance de um comentário negativo no Facebook por exemplo, é enorme.
Recentemente fizemos uma consultoria para um restaurante que estava com sua imagem arranhada, pois vários comentários negativos (sobre preço, atendimento) foram postados em redes sociais como o FourSquare e Facebook. E o pior, não tiveram respostas...Isso gerou uma frustração nos consumidores que se sentiram desrespeitados pelo cliente. Essa frustração individual quando compartilhada na rede tomou proporções muito maiores e várias outras pessoas começaram a postar em solidariedade com os primeiros insatisfeitos. Em uma semana haviam mais de 500 mensagens na rede sobre o citado restaurante.
Portanto, muito antes de criar uma Fan Page no Facebook ou uma conta no Twitter é fundamental que o empresário faça um planejamento e acompanhamento do conteúdo postado na rede.
Por outro lado, imagine como um bom atendimento, um serviço de qualidade pode alcançar posições de destaque.
O fato é que seja online, seja na própria loja física os consumidores atualmente passaram a esperar um nível de tratamento alto e um atendimento uniforme seja qual for o canal selecionado para atendimento. Somente ter um site atualmente já não garante ao empresário um maior nível de vendas. É necessário que o cliente tenha acesso ao maior número possível de informação sobre o que esta comprando.
Sr. Site
Segundo o instituto de pesquisas Rakuten, em pesquisa divulgada recentemente, 63% dos brasileiros tem recomendado produtos através das redes sociais.
A pesquisa entrevistou consumidores de vários países entre eles o Brasil. Ficou claro na pesquisa que cada vez mais os consumidores online tem feito recomendações de compra utilizando redes sociais como Facebook e o próprio Twitter.
Em alguns países com a Indonésia, o grau de adesão a dispositivos móveis ligados à internet é enorme e a população faz uso intensivo desses dispositivos para postar mensagens nas redes sociais, as vezes, de dentro do próprio estabelecimento.
O empresário brasileiro deve avaliar com muito cuidado esse movimento do consumidor, pois o alcance de um comentário negativo no Facebook por exemplo, é enorme.
Recentemente fizemos uma consultoria para um restaurante que estava com sua imagem arranhada, pois vários comentários negativos (sobre preço, atendimento) foram postados em redes sociais como o FourSquare e Facebook. E o pior, não tiveram respostas...Isso gerou uma frustração nos consumidores que se sentiram desrespeitados pelo cliente. Essa frustração individual quando compartilhada na rede tomou proporções muito maiores e várias outras pessoas começaram a postar em solidariedade com os primeiros insatisfeitos. Em uma semana haviam mais de 500 mensagens na rede sobre o citado restaurante.
Portanto, muito antes de criar uma Fan Page no Facebook ou uma conta no Twitter é fundamental que o empresário faça um planejamento e acompanhamento do conteúdo postado na rede.
Por outro lado, imagine como um bom atendimento, um serviço de qualidade pode alcançar posições de destaque.
O fato é que seja online, seja na própria loja física os consumidores atualmente passaram a esperar um nível de tratamento alto e um atendimento uniforme seja qual for o canal selecionado para atendimento. Somente ter um site atualmente já não garante ao empresário um maior nível de vendas. É necessário que o cliente tenha acesso ao maior número possível de informação sobre o que esta comprando.
Sr. Site