A PEQUENA EMPRESA E O DILEMA DA DIVULGAÇÃO

Outro dia estava conversando com meu tio-avô que por mais de 50 anos teve um pequeno armazém em um bairro da cidade de Uberlândia em Minas Gerais. Adoro conversar com ele que com suas idéias simples e modo tranquilo de ser sempre me ensinou muito. Em certo momento dessa conversa acabamos falando sobre o tempo que ele tinha seu pequeno comércio. Perguntei como ele fazia a divulgação do seu negócio naqueles tempos em que não existia televisão e rádio e jornais eram incipientes em cidades do interior. Ele me disse que nunca precisou fazer propaganda, porque seus clientes faziam para ele...Ele completou, "a melhor propaganda é aquela feita boca a boca. Se você atende bem seu cliente, com certeza ele vai contar para o seu vizinho e o vizinho para o seu amigo e por ai vai..."

Fiquei pensando em como o conselho do meu velho avô é atual. Atendimento, a chave de qualquer boa divulgação. Afinal, se sua equipe em primeiro lugar é bem tratada, com certeza vai trabalhar com bastante atenção e afinco, atendendo cada vez melhor seus clientes. Esse bom atendimento gera um efeito de propagação que se torna benéfico para as empresas.

E o que mudou hoje em relação ao tempo do meu avô. Com a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação, o boca a boca foi potencializado a enésima casa pelas redes sociais, Twitter e demais ferramentas. Hoje, um cliente bem atendimento continua fazendo uma propaganda boca a boca, mas para isso ele utiliza o Facebook. Uma notícia positiva sobre sua empresa no Facebook alcança milhares e até milhões de pessoas. Agora, pense no efeito que uma reclamação sobre atendimento pode ter sobre a sua empresa.

Enfim, a divulgação continua sendo um dilema nas empresas. Em especial nas pequenas empresas, onde o orçamento é quase sempre apertado, o empreendedor deve considerar com calma onde investir seus esforços em divulgação. Qual a mídia a ser utilizada? Sem dúvida para responder a essa questão primeiro, deve-se pensar qual a mensagem a ser passada e em segundo lugar, qual o público receptor. Como complemento, deve pensar na mídia a ser usada. Não é possível mais dar as costas aos movimentos que estão acontecendo na nossa sociedade. Os novos consumidores estão muito mais ativos. São eles os verdadeiros divulgadores das marcas e empresas.

Agora fico imaginando o que meu avô não teria feito para divulgar suas empresas com as ferramentas atuais...