PRESPECTIVAS ECONÔMICAS PARA 2013 E O PEQUENO EMPRESÁRIO
Não há dúvidas de que a crise econômica mundial resvalou na economia brasileira. De fato, o crescimento da economia brasileira em 2012 pode ser considerado pífio. Olhando do ponto de vista macroeconômico, 2012 pode ter sido um ano perdido. Segundo entrevista do ex ministro Mailson da Nobrega, o Brasil esta se especializando em dar vôos de galinha. Ou seja, em alguns anos, como 2008 tem um crescimento de quase 7% e agora fechamos 2012 com algo próximo de 1%.
Mas enquanto alguns apontam o dedo para o governo, para a economia ou para qualquer outro lado, tentado achar culpados, outros arregaçam as mangas e trabalham com mais afinco, determinação e principalmente sabedoria e inteligência.
Apesar do baixo crescimento do PIB, é fato que o consumo esta em alta. De fato, a grande massa de consumidores brasileiros (temos um mercado enorme) é que fez a diferença entre o crescimento de 1% e o crescimento negativo (ou encolhimento) das economias do chamado primeiro mundo. Países como Espanha e Itália, além de terem crescimento, tiveram um encolhimento das suas economias.
Diversos empresários sabendo disso, colocaram o pé no acelerador em 2012 e estão colhendo agora os frutos de suas ações.
O pequeno empresário, sem dúvidas, esta mais sujeito aos movimentos bruscos da economia e tal qual um pequeno barco no meio de um oceano, sofre mais com o balanço das ondas que os grandes transatlânticos (grandes empresas). Mas também é verdade que a decisão de ir em frente ou mudar de rota é bem mais ágil, pois o poder de decisão esta nas mãos do seu proprietário.
Nesse cenário, vai sobreviver aquele pequeno e médio empreendedor que souber "ler" o ambiente no qual esta inserido e aproveitar as oportunidades que aparecem. O empresário "antenado" sabe que hoje não adianta mais colocar uma faixa na porta do seu estabelecimento e sentar atrás do balcão esperando a chegado dos clientes. A captação de clientes hoje tem que ser ostensiva, porque o padrão de comportamento do consumidor mudou. O cliente tem hoje um arsenal de tecnologia (internet, email, smartphone, televisão, etc) nas suas mãos que o permite conhecer e comprar produtos independentemente da sua localização geográfica.
O empresário tem que se adaptar a essa mudança de paradigma e utilizar as mesmas ferramentas que o seu consumidor utiliza para ganhar a atenção desse consumidor. Outro dia, fui a um restaurante Japônes na zona sul da cidade, muito requintado e afamado. Quando estava lá, resolvi postar no foursquare (quem não conhece o foursquare https://pt.foursquare.com/ deveria acessar o site e entender melhor, pois trata-se de um poderoso aliado do pequeno empresário quando bem utilizado) comentários sobre o estabelecimento, atendimento, etc e compartilhar isso com meus amigos nas redes sociais. Qual não foi meu espanto ao ver que haviam vários comentários de clientes que tinham estado naquele estabelecimento e que reclamavam ou do atendimento ou da comida e o pior não tinham nenhuma resposta do restaurante! Um caso típico de mau uso de uma rede social. Falaremos em outro post sobre a utilização de redes sociais como o Facebook e os piores erros que os empresários cometem ao usa-lás.
A questão aqui é que 2013 pode ser um ano de virada para sua pequena e média empresa. Basta que o empresário se abra para uma mudança de postura, que saiba ler que o mundo mudou e que as relações comerciais evoluiram e que não existiram medidas macro-econômicas tomadas pelo governo que farão diferença para um negócio que é gerenciado em 2013 como se estivéssemos em 1980!
Nosso conselho final é de que você pequeno e médio empresário, analise, estude, avalie as novas possibilidades trazidas pela evolução tecnológica, pela mudança nos padrões de consumo e aproveite essa onda para surfar e fechar mais negócios gerando crescimento para sua empresa e para o Brasil.
Se precisar de ajuda, estamos ai para ajudar.
Sr. Site
Não há dúvidas de que a crise econômica mundial resvalou na economia brasileira. De fato, o crescimento da economia brasileira em 2012 pode ser considerado pífio. Olhando do ponto de vista macroeconômico, 2012 pode ter sido um ano perdido. Segundo entrevista do ex ministro Mailson da Nobrega, o Brasil esta se especializando em dar vôos de galinha. Ou seja, em alguns anos, como 2008 tem um crescimento de quase 7% e agora fechamos 2012 com algo próximo de 1%.
Mas enquanto alguns apontam o dedo para o governo, para a economia ou para qualquer outro lado, tentado achar culpados, outros arregaçam as mangas e trabalham com mais afinco, determinação e principalmente sabedoria e inteligência.
Apesar do baixo crescimento do PIB, é fato que o consumo esta em alta. De fato, a grande massa de consumidores brasileiros (temos um mercado enorme) é que fez a diferença entre o crescimento de 1% e o crescimento negativo (ou encolhimento) das economias do chamado primeiro mundo. Países como Espanha e Itália, além de terem crescimento, tiveram um encolhimento das suas economias.
Diversos empresários sabendo disso, colocaram o pé no acelerador em 2012 e estão colhendo agora os frutos de suas ações.
O pequeno empresário, sem dúvidas, esta mais sujeito aos movimentos bruscos da economia e tal qual um pequeno barco no meio de um oceano, sofre mais com o balanço das ondas que os grandes transatlânticos (grandes empresas). Mas também é verdade que a decisão de ir em frente ou mudar de rota é bem mais ágil, pois o poder de decisão esta nas mãos do seu proprietário.
Nesse cenário, vai sobreviver aquele pequeno e médio empreendedor que souber "ler" o ambiente no qual esta inserido e aproveitar as oportunidades que aparecem. O empresário "antenado" sabe que hoje não adianta mais colocar uma faixa na porta do seu estabelecimento e sentar atrás do balcão esperando a chegado dos clientes. A captação de clientes hoje tem que ser ostensiva, porque o padrão de comportamento do consumidor mudou. O cliente tem hoje um arsenal de tecnologia (internet, email, smartphone, televisão, etc) nas suas mãos que o permite conhecer e comprar produtos independentemente da sua localização geográfica.
O empresário tem que se adaptar a essa mudança de paradigma e utilizar as mesmas ferramentas que o seu consumidor utiliza para ganhar a atenção desse consumidor. Outro dia, fui a um restaurante Japônes na zona sul da cidade, muito requintado e afamado. Quando estava lá, resolvi postar no foursquare (quem não conhece o foursquare https://pt.foursquare.com/ deveria acessar o site e entender melhor, pois trata-se de um poderoso aliado do pequeno empresário quando bem utilizado) comentários sobre o estabelecimento, atendimento, etc e compartilhar isso com meus amigos nas redes sociais. Qual não foi meu espanto ao ver que haviam vários comentários de clientes que tinham estado naquele estabelecimento e que reclamavam ou do atendimento ou da comida e o pior não tinham nenhuma resposta do restaurante! Um caso típico de mau uso de uma rede social. Falaremos em outro post sobre a utilização de redes sociais como o Facebook e os piores erros que os empresários cometem ao usa-lás.
A questão aqui é que 2013 pode ser um ano de virada para sua pequena e média empresa. Basta que o empresário se abra para uma mudança de postura, que saiba ler que o mundo mudou e que as relações comerciais evoluiram e que não existiram medidas macro-econômicas tomadas pelo governo que farão diferença para um negócio que é gerenciado em 2013 como se estivéssemos em 1980!
Nosso conselho final é de que você pequeno e médio empresário, analise, estude, avalie as novas possibilidades trazidas pela evolução tecnológica, pela mudança nos padrões de consumo e aproveite essa onda para surfar e fechar mais negócios gerando crescimento para sua empresa e para o Brasil.
Se precisar de ajuda, estamos ai para ajudar.
Sr. Site