PEQUENO EMPRESÁRIO - USANDO O PODER DA NUVEM

Antes de qualquer coisa, deixe-me esclarecer: esse post não trata das nuvens lá do céu, que povoam nossa imaginação desde quando somos crianças. Não. Me refiro a nuvem de dados...

É inegável que o poder computacional cresceu de forma assutadora nos últimos 10 anos e que muitas empresas já conseguem realizar muitos dos seus processos de negócio a partir de um computador, sentado em qualquer lugar do planeta. Debaixo das nuvens, inclusive. Essas sim, as que estão no céu.

Surgiu há alguns anos um movimento que tem ganhado terreno nos últimos 5 anos com força total, o chamado cloud computing, ou literalmente, computação nas nuvens. Muitos empresários desconhecem, mas o fato é que a "nuvem" nada mais é do que a alocação de servidores, discos, memória e processamento espalhados por centros de dados, ou no termo original, datacenter, alocados em todas as partes do mundo.

Na empresa onde trabalho, a Sr. Site, já não realizamos compra de servidores há muitos anos. Alugamos esses servidores de acordo com nossa necessidade na nuvem.

Com a popularização da banda larga, os pequenos empresários tem hoje acesso a um poder computacional fora do comum e o melhor, no momento que precisam.

Diversas empresas especializadas em hosting tem planos dos mais baratos aos mais caros que satisfazem todos os gostos e bolsos, disponibilizando poder computacional para seus clientes na medida da sua necessidade. A palavra chave aqui é escalabilidade. Escalabilidade permite que um pequeno empresário alugue um pequeno servidor na nuvem de um provedor local ou mesmo internacional e armazene nele os seus documentos, arquivos, fotos, etc. A medida que a empresa vai crescendo e também a sua necessidade de maior espaço para armazenamento de dados, um upgrade pode ser solicitado ao seu provedor e a empresa somente paga quando realmente precisa.

Pesquise na internet sobre hospedagem na nuvem e descobrirá um mundo de informações e de provedores que executam esse trabalho.

Algumas das vantagens de um servidor na nuvem: segurança, backup de dados, redução do investimento em hardware, redução da conta de energia elétrica, etc.

São todos fatores muito relevantes para qualquer empresa, mas sobretudo para o pequeno empresário que deseja e precisa reduzir seus custos operacionais para se tornar competitivo diante do cenário que se apresenta atualmente.

Então, pequeno empresário, quando pensar em investir em computadores, especialmente servidores, coloque entre suas alternativas a alocação de um servidor na nuvem.

Sr. Site