O USO DE FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL PARA PROFISSIONAIS LIBERAIS
É de conhecimento geral que diversas categorias profissionais não são autorizados por seu código de ética que regulamenta a profissão a fazer promoção, propaganda e marketing. É o caso de advogados, dentistas e médicos para citar alguns.
Entretanto, as ferramentas de marketing digital não se aplicam única e exclusivamente a promoção e propaganda. Ferramentas como email e SMS ocupam um papel de destaque no processo de integração entre esses profissionais e seus clientes e pacientes. Hoje, existem no mercado soluções de SMS que reduzem os custos de clínicas e consultórios de dentistas e médicos. Afinal, ao ligar para um paciente confirmando uma consulta existe o gasto de pelo menos uma ligação simples que costuma ser entre 30 a 40% superior ao custo de um envio de um SMS. Com a disseminação dos aparelhos celulares pelo país, fica díficil encontrar alguém que não possua um desses aparelhos.
Recentemente, fizemos uma consultoria para uma pequena clínica dentária que possuía uma secretária e três dentistas que se revezavam na ocupação do pequeno consultório. Todas as consultas eram agendadas pela secretária e um dia antes da sua realização, a mesma ligava para o paciente confirmando seu comparecimento. Acontece que era comum o paciente não ser encontrado e as vezes duas ou três ligações eram necessárias até que o paciente fosse finalmente encontrado. Implementamos uma ferramenta de SMS que tinha um custo mensal de R$ 40,00 para envio de 1.000 SMS. A secretária foi instruída então a confirmar as consultas via SMS. Dois resultados práticos foram observados ao final de três meses de testes:
1 - 98% das consultas confirmadas por SMS foram realizadas. Esse índice anteriormente era de aproximadamente 67% das consultas agendadas.
2 - A conta de telefone da clínica sofreu uma redução de 40% em virtude da utilização da ferramenta de SMS.
Algumas observações empíricas demonstraram que o SMS servia como um registro da confirmação da consulta. A ferramenta possibilitava que a secretária visualiza-se quem abria ou não o texto de confirmação. Dessa forma, os clientes sentiam certo comprometimento com o comparecimento à consulta.
Outras perdas indiretas foram reduzidas, como a baixa do faturamento mensal em virtude das ausências.
A clínica em questão continua investindo em confirmação de consultas por SMS e agora passou a implementar o "double check" enviando também um email para os pacientes. A taxa de absenteísmo caiu quase a 0.
Esse é apenas um exemplo de como uma ferramenta de SMS marketing pode ser utilizada para profissionais liberais sem ferir seu código de ética.
Muitas outras aplicações podem ser dadas para essa ferramenta como por exemplo, o envio de lembretes de cobrança, mas isso será tema de outro post.
Sr. Site
É de conhecimento geral que diversas categorias profissionais não são autorizados por seu código de ética que regulamenta a profissão a fazer promoção, propaganda e marketing. É o caso de advogados, dentistas e médicos para citar alguns.
Entretanto, as ferramentas de marketing digital não se aplicam única e exclusivamente a promoção e propaganda. Ferramentas como email e SMS ocupam um papel de destaque no processo de integração entre esses profissionais e seus clientes e pacientes. Hoje, existem no mercado soluções de SMS que reduzem os custos de clínicas e consultórios de dentistas e médicos. Afinal, ao ligar para um paciente confirmando uma consulta existe o gasto de pelo menos uma ligação simples que costuma ser entre 30 a 40% superior ao custo de um envio de um SMS. Com a disseminação dos aparelhos celulares pelo país, fica díficil encontrar alguém que não possua um desses aparelhos.
Recentemente, fizemos uma consultoria para uma pequena clínica dentária que possuía uma secretária e três dentistas que se revezavam na ocupação do pequeno consultório. Todas as consultas eram agendadas pela secretária e um dia antes da sua realização, a mesma ligava para o paciente confirmando seu comparecimento. Acontece que era comum o paciente não ser encontrado e as vezes duas ou três ligações eram necessárias até que o paciente fosse finalmente encontrado. Implementamos uma ferramenta de SMS que tinha um custo mensal de R$ 40,00 para envio de 1.000 SMS. A secretária foi instruída então a confirmar as consultas via SMS. Dois resultados práticos foram observados ao final de três meses de testes:
1 - 98% das consultas confirmadas por SMS foram realizadas. Esse índice anteriormente era de aproximadamente 67% das consultas agendadas.
2 - A conta de telefone da clínica sofreu uma redução de 40% em virtude da utilização da ferramenta de SMS.
Algumas observações empíricas demonstraram que o SMS servia como um registro da confirmação da consulta. A ferramenta possibilitava que a secretária visualiza-se quem abria ou não o texto de confirmação. Dessa forma, os clientes sentiam certo comprometimento com o comparecimento à consulta.
Outras perdas indiretas foram reduzidas, como a baixa do faturamento mensal em virtude das ausências.
A clínica em questão continua investindo em confirmação de consultas por SMS e agora passou a implementar o "double check" enviando também um email para os pacientes. A taxa de absenteísmo caiu quase a 0.
Esse é apenas um exemplo de como uma ferramenta de SMS marketing pode ser utilizada para profissionais liberais sem ferir seu código de ética.
Muitas outras aplicações podem ser dadas para essa ferramenta como por exemplo, o envio de lembretes de cobrança, mas isso será tema de outro post.
Sr. Site