INOVAÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS

Muitos empresários acreditam que inovar é para grandes empresas. Isso é um mito. Outro mito, diz que para inovar é preciso muito dinheiro. A inovação não esta na mudança radical da forma como as coisas são feitas, ou no volume de dinheiro a ser investido. De fato, pequenas e frequentes mudanças costumam oferecer muito mais retorno para uma pequena empresa.

Veja o exemplo de uma padaria no RJ que começou a mudar a forma de divulgar o estabelecimento, simplesmente imprimindo promoções e propagandas nos próprios sacos de papel que embalavam os pães. De uma forma criativa e simples, com baixo investimento, o empresário criou um novo canal de comunicação com o seu público, reduzindo custos e inovando.

Inova quem muda um processo produtivo, ou estabelece novas formas de pagamento. Inova também que utiliza tecnologias gratuitas como Skype e Facebook para estabelecer novos canais de comunicação com seus clientes. Inova quem pensa fora da caixa e passa a definir o preço final dos seus produtos a partir de pesquisas de mercado. Ah, e para fazer essa pesquisa de mercado, o empreendedor inova ao utilizar tecnologias de pesquisa como os formulários gratuitos de pesquisa que podem ser montados no Google Docs.

O empreendedor brasileiro de uma forma geral é considerado muito criativo e inovador. De fato, como sobreviver em um mercado tão complexo como o brasileiro, com tantas leis e tributos nas diversas esferas governamentais sem o uso cotidiano da inovação.

Muitos são os institutos que fomentam e assessoram os pequenos empresários na busca de consultoria, muitas vezes grátis, na melhoria de processos e serviços, tais como o SEBRAE e o Instituto Endeavor.
Inovar deve fazer parte do processo produtivo de qualquer empresa. O pequeno empreendedor atarefado com o operacional do dia a dia da sua empresa, deve fazer um esforço em estabelecer uma rotina semanal de dedicar 30 minutos do seu tempo para a a inovação. Esse tempo deve ser dedicado para olhar para dentro do seu negócio e também para fora procurando arestas onde aparar. Algumas perguntas ajudam o empreendedor a pensar em como inovar:


  • O que nos fazemos de melhor?
  • Qual área ou função da empresa não esta funcionando direito, ou como deveria?
  • Onde podemos melhorar?
  • O que meu consumidor deseja quando procura por meus serviços?
  • Minhas práticas de vendas, finanças e gestão estão alinhadas com as melhores do mercado?
  • Utilizo plenamente a minha capacidade produtiva?
  • Minhas vendas tem se mantido estáveis ou crescem a cada mês? Ou estão caindo?


Toda pergunta leva a uma reflexão. E a reflexão é a ponte que leva a inovação.

Portanto, amigo empreendedor, quando pensar em inovação, pense em evoluções e não somente em revoluções. Pequenos saltos aritméticos  são, de forma geral, melhores que saltos geométricos  pois no último caso, os tombos resultantes são mais dolorosos.