E-Commerce - OS PREFERIDOS DA INTERNET

A COMSCORE é uma empresa multinacional especializada em pesquisas. Ela fez em Dezembro de 2012 uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de internautas no Brasil, México, Argentina, Venezuela e Colômbia. Foram ouvidas 1.100 pessoas.

Como resultado da pesquisa, foram detectados que os seguintes produtos, como campeões de venda pela internet:

Roupas - 43%
Produtos de informática - 41%
Música, filmes ou vídeos - 41%
Aplicativos e eletrodomésticos - 35%
Hardwares - 33%
Férias e Viagens - 27%
Livros e revistas - 24%
Saúde e cuidados com a beleza - 24%
Esportes e fitness - 15%

Note um mesmo consumidor pode ter respondido que compra mais de um categoria de produtos.

A pesquisa também revelou um dado importante: esses consumidores de produtos online são muito suceptíveis a propanda online e a programas comparadores de preço.. 56% do compradores afirmaram que iniciaram seus processos de compra através de pesquisas por palavras chave nos buscadores, como o Google. 36% disseram que iniciaram suas compras através de email marketing. Referências de amigos, colegas e redes sociais e programas comparadores de preços foram lembrados por 29% dos consumidores e 26% acessaram iniciaram suas compras a partir de anúncios off line como outdoors, panfletos, etc.


Algumas particularidades brasileiras:

No Brasil o maior percentual de compras iniciou-se a partir de pesquisas em programas comparadores de preço, tais como o Buscapé.

Os gastos online foram maiores no Brasil em relação aos outros países pesquisados.

O principal motivo para compra online citado pelos consumidores foi a conveniência da compra efetuada a partir do conforto de casa.

8 em cada 10 consumidores on-line da América Latina buscaram por pelo um produto relacionado a viagens nos últimos 3 meses.

A conclusão clara é de que o empreendedor não pode ficar fora desse cenário. Os mecanismos de busca e comparação de preço colocam em pé de igualdade os grandes magazines nacionais, bem como as pequenas lojas locais, pois o que entra em comparação aqui são preços relacionados aos produtos pesquisados e a relevância do anúncio.

Pequeno empresário, pense nisso ao criar o seu site, ou loja virtual. Uma análise criteriosa dessas informações pode ajuda-ló na sua estratégia.

Sr. Site