DICAS PARA ATUAR COM SUCESSO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO
O comércio eletrônico é hoje uma realidade ao alcance do pequeno empreendedor. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados para poder ter sucesso com esse empreendimento.
Os cuidados principais devem ser direcionados para o atendimento e para a entrega. Assim como uma loja física, uma loja virtual deve ser bem organizada, com as descrições detalhadas dos produtos, preços e prazos de entrega, bem como, os valores de frete.
Uma boa divulgação da sua loja de comércio eletrônico também é necessária. Assim como no mundo real, não basta abrir as portas da sua loja e esperar que os clientes venham. É necessário fazer divulgação do seu negócio, utilizando de preferência as mídias sociais (Facebook, Google Adwords, etc) que tem um custo reduzido e cujas campanhas podem ser medidas e gerenciadas.
Existem no mercado diversas soluções de comércio eletrônico, sendo que cada uma tem mais ou menos recursos, variando em virtude disso também, os preços. Contudo, a maioria das soluções de comércio eletrônico apresentam as seguintes características básicas:
Quatro fotos por produto;
Registro de domínio;
Aviso de novos pedidos;
Acompanhamento da compra;
Produtos em destaque;
Variação de produto;
Relacionamento de produtos;
Controle de estoque;
Sistema de notícias ou avisos;
Geração de etiqueta para envio;
Opção de embalagem para presente;
Endereços de cadastro e entrega separados;
Controle de contas a pagar e receber;
Lista negra de clientes integrada entre lojistas;
Estatísticas de acessos e pageviews completas;
FTP de arquivos;
Ferramenta de personalização para a loja;
Sistema de conversão de moeda;
Alteração de preços por porcentagem;
Sistema de desconto geral em porcentagem;
Sistema de pontuação para clientes.
A parte das funcionalidades comuns a todas as lojas virtuais, é importante que o empreendedor procure empresas sérias e com infra-estrutura definida para hospedar sua loja virtual. É fundamental que uma loja virtual seja hospedada em um provedor seguro e que o fornecedor faça o backup da loja e garanta a disponibilidade da loja no ar. Uma loja virtual fora do ar, significa portas fechadas e vendas em queda.
Em outro post falaremos sobre a parte de retaguarda da loja, ou seja, é preciso que o empreendedor tenha "a casa arrumada" antes de empreender no mundo virtual.
Até lá.
Sr. Site
O comércio eletrônico é hoje uma realidade ao alcance do pequeno empreendedor. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados para poder ter sucesso com esse empreendimento.
Os cuidados principais devem ser direcionados para o atendimento e para a entrega. Assim como uma loja física, uma loja virtual deve ser bem organizada, com as descrições detalhadas dos produtos, preços e prazos de entrega, bem como, os valores de frete.
Uma boa divulgação da sua loja de comércio eletrônico também é necessária. Assim como no mundo real, não basta abrir as portas da sua loja e esperar que os clientes venham. É necessário fazer divulgação do seu negócio, utilizando de preferência as mídias sociais (Facebook, Google Adwords, etc) que tem um custo reduzido e cujas campanhas podem ser medidas e gerenciadas.
Existem no mercado diversas soluções de comércio eletrônico, sendo que cada uma tem mais ou menos recursos, variando em virtude disso também, os preços. Contudo, a maioria das soluções de comércio eletrônico apresentam as seguintes características básicas:
A parte das funcionalidades comuns a todas as lojas virtuais, é importante que o empreendedor procure empresas sérias e com infra-estrutura definida para hospedar sua loja virtual. É fundamental que uma loja virtual seja hospedada em um provedor seguro e que o fornecedor faça o backup da loja e garanta a disponibilidade da loja no ar. Uma loja virtual fora do ar, significa portas fechadas e vendas em queda.
Em outro post falaremos sobre a parte de retaguarda da loja, ou seja, é preciso que o empreendedor tenha "a casa arrumada" antes de empreender no mundo virtual.
Até lá.
Sr. Site