DICAS PARA ATUAR COM SUCESSO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO

O comércio eletrônico é hoje uma realidade ao alcance do pequeno empreendedor. Entretanto alguns cuidados devem ser tomados para poder ter sucesso com esse empreendimento.

Os cuidados principais devem ser direcionados para o atendimento e para a entrega. Assim como uma loja física, uma loja virtual deve ser bem organizada, com as descrições detalhadas dos produtos, preços e prazos de entrega, bem como, os valores de frete.

Uma boa divulgação da sua loja de comércio eletrônico também é necessária. Assim como no mundo real, não basta abrir as portas da sua loja e esperar que os clientes venham. É necessário fazer divulgação do seu negócio, utilizando de preferência as mídias sociais (Facebook, Google Adwords, etc) que tem um custo reduzido e cujas campanhas podem ser medidas e gerenciadas.

Existem no mercado diversas soluções de comércio eletrônico, sendo que cada uma tem mais ou menos recursos, variando em virtude disso também, os preços. Contudo, a maioria das soluções de comércio eletrônico apresentam as seguintes características básicas:



  • Quatro fotos por produto;
  • Registro de domínio; 
  • Aviso de novos pedidos;
  • Acompanhamento da compra; 
  • Produtos em destaque;
  • Variação de produto; 
  • Relacionamento de produtos;
  • Controle de estoque; 
  • Sistema de notícias ou avisos; 
  • Geração de etiqueta para envio; 
  • Opção de embalagem para presente; 
  • Endereços de cadastro e entrega separados; 
  • Controle de contas a pagar e receber; 
  • Lista negra de clientes integrada entre lojistas; 
  • Estatísticas de acessos e pageviews completas; 
  • FTP de arquivos; 
  • Ferramenta de personalização para a loja; 
  • Sistema de conversão de moeda; 
  • Alteração de preços por porcentagem; 
  • Sistema de desconto geral em porcentagem; 
  • Sistema de pontuação para clientes.


  • A parte das funcionalidades comuns a todas as lojas virtuais, é importante que o empreendedor procure empresas sérias e com infra-estrutura definida para hospedar sua loja virtual. É fundamental que uma loja virtual seja hospedada em um provedor seguro e que o fornecedor faça o backup da loja e garanta a disponibilidade da loja no ar. Uma loja virtual fora do ar, significa portas fechadas e vendas em queda.


    Em outro post falaremos sobre a parte de retaguarda da loja, ou seja, é preciso que o empreendedor tenha "a casa arrumada" antes de empreender no mundo virtual.

    Até lá.

    Sr. Site